Terça-feira, Abril 22, 2025
17.4 C
São Paulo
Terça-feira, 22 Abril ,2025
- Continua depois da publicidade -
prefeitura-municipal-de-itaquaquecetuba

Saúde retorna à pauta do curso de Promotoras Legais Populares

O curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) de Suzano, promovido pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), volta a abordar a temática da saúde junto às participantes da 10ª edição. Nesta semana, a aula é sobre os Direitos do Paciente, sendo apresentada pelo advogado Leonel Correia Neto, especialista no assunto. A capacitação dispõe de conteúdos gratuitos para mulheres com atualização toda terça-feira no canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Depois de receber a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, para falar sobre os principais serviços públicos voltados à rede de cuidado à saúde da mulher e à estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS), as promotoras legais populares agora contam com o advogado Leonel Correia Neto para uma explanação completa sobre o novo assunto.

Na oportunidade, o profissional traz o Direito Médico e as diferentes esferas de atuação, contemplando a regulamentação de uma série de leis e normas relacionadas à atividade profissional, instituições de saúde e também o atendimento ao paciente.

Os principais pontos destacados na aula dizem respeito à garantia de informações em consultas e exames; autonomia de vontade; direito a acompanhante, acesso a prontuário médico e gravação de consultas, perante a dúvidas; alta a pedido; conduta em casos de doenças graves; e os direitos do paciente no plano de saúde. Este último tópico, inédito na aula de PLPs, apresenta orientações básicas, uma vez que o conteúdo é extenso.

“É indispensável que todas estejam bem instruídas durante o atendimento médico, que saibam seus direitos e sanem todas as suas dúvidas. O paciente não pode ter vergonha de perguntar e pedir para explicar de novo”, reforçou.

O advogado é especialista em Direito Médico e Hospitalar e fez extensão acadêmica em Direito Médico e Bioética. “Agradeço mais essa oportunidade no curso de PLPs, estou sempre acompanhando as aulas e me sinto honrado em participar do projeto. Também me coloco à disposição para esclarecer dúvidas e desejo um excelente aproveitamento do conteúdo”, comentou.

A coordenadora do curso, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, agradeceu a parceria e destacou o preparo do palestrante. “Fico alegre em saber que podemos contar com profissionais do nível do Leonel, uma pessoa íntegra e muito bem preparada. Os professores do curso de PLPs são voluntários e estão aqui com o coração, para colaborar pela formação dessas mulheres e ajudar na construção de uma sociedade mais justa para todos”, disse.

Já a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, reforçou a importância do tema. “Por vezes vemos pacientes insatisfeitos com o atendimento, o que realmente pode acontecer devido a um erro ou equívoco durante o acolhimento médico. Mas essa aula nos abre a mente para o outro lado também. Direitos requerem deveres, por isso é muito importante que o paciente seja claro ao relatar suas queixas ao profissional, seja educado e, em caso impasses, que recorra aos meios legais que realmente vão poder ajudar. Vamos deixar o senso comum de lado e nos tornar cidadãs e cidadãos cada dia melhores”.

InícioAlto TietêSuzanoSaúde retorna à pauta do curso de Promotoras Legais Populares
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?