O absenteísmo nos exames de ultrassonografia estão em cerca de 40%, de acordo com a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos. Isso significa que a cada 10 de exames agendados, 4 não comparecem. Essa falta impacta diretamente nas ações da saúde e prejudicam que aguarda para fazer o exame. Por isso, a administração tem feito alertas sobre os impactos dessa ausência.
De um total de 4.740 ultrassons ofertados desde janeiro deste ano, 1.815 pessoas não compareceram no dia e horário indicado para realizar o exame. Esse número corresponde a 38,29%. A Secretaria de Saúde faz os agendamentos via contato telefônico na qual o paciente faz a confirmação e recebe todas as orientações pertinentes ao exame.
“Temos registrado um índice muito grande falta de pacientes. No caso do ultrassom, que é o que temos maior procura, afeta muito nossas ações porque disponibilizamos profissionais, organizamos a agenda e o paciente confirma a presença e não aparece. É preciso que todos saibam que essa atitude tira a oportunidade de outra pessoa”, pontuou o secretário de Saúde, Clécio Gonçalves.