A diretora técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Solange Wuo, representou a cidade de Suzano na última semana durante a “Virada ODS”. O evento foi realizado na capital paulista com o intuito de ampliar a conscientização e o engajamento cívico rumo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) para 2030. Durante a ocasião, prestigiada pelo governador, Rodrigo Garcia, também foi realizado o lançamento oficial da plataforma do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades.
A iniciativa é a primeira realizada em São Paulo e foi promovida pela Secretaria de Relações Internacionais paulistana com o objetivo de atrair novos negócios e parcerias internacionais para construção de uma cidade mais verde, inteligente e inclusiva, além de engajar a população para fomentar o cumprimento dos objetivos sustentáveis, que são 17 diretrizes estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) envolvendo a Cultura, Educação, Justiça, Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia e Comunicação.
O evento ainda contou com a participação do ex-secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-Moon, que participou da formulação da Agenda 2030 e das ODS em 2015, bem como o secretário estadual de Governo, Marcos Penido. Durante a cerimônia de abertura, ao lado de Garcia, as autoridades apresentaram um panorama geral do cumprimento dos objetivos e reforçaram o compromisso da gestão em seguir as orientações.
Ainda durante o evento, as cidades da região formalizaram a intenção de participar do Programa Cidades Sustentáveis, no qual posteriormente será promovido uma capacitação para entendimento da plataforma e aplicação assertiva nas políticas públicas. “O monitoramento de indicadores permite guiar as prioridades do governo de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados. A nossa meta agora é seguir com essas diretrizes apresentadas e buscar sempre nos aperfeiçoar. Afinal, as ODS representam uma sociedade mais igualitária e justa para todos”, finalizou o chefe do executivo suzanense, Rodrigo Ashiuchi.
Avanços em Suzano
A Prefeitura de Suzano, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), segue com as tratativas e implementações de projetos que atendam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na cidade.
Entre elas estão as ações para erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável, por meio dos programas “Suzano Contra a Fome”, que conta ainda com o auxílio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, além do “Suzano Mais Emprego” para incentivo ao empreendedorismo e à empregabilidade.
Em relação à Saúde e Bem-Estar, a Secretaria Municipal de Saúde segue ampliando a atuação junto à comunidade por meio da Rede de Atenção à Saúde, que se empenha em contínuas ações de prevenção, como o projeto ‘Expresso Mulher’.
A atuação dentro da Educação, estão presentes o pacote, batizado como “Suzano EducaSin”, com a ampliação da parceria com a Fundação Itaú Social que oferta de 750 bolsas de pós-graduação e MBA aos colaboradores da pasta; a instituição da “Avaliação Municipal Digital”, que promove o acompanhamento da evolução pedagógica dos estudantes, por meio online; a implantação da plataforma “Matific”, que é um aplicativo de sistema matemático israelense utilizado pelos principais colégios particulares do País; a entrega de mais 3,5 mil chromebooks aos professores e alunos e a adoção da plataforma Google For Education; e a aquisição do material do sistema Serviço Social da Indústria (Sesi).
Quanto à promoção da Igualdade de Gênero, o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) se empenha na modernização do curso de Promotoras Legais Populares, com edição online, e em outras iniciativas exclusivamente voltadas ao empoderamento feminino.
Já sobre as questões ambientais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem atuando ativamente na coleta seletiva solidária e no combate a crimes ambientais, incluindo operações conjuntas e a verificação de denúncias de maus tratos contra animais. A administração municipal ainda busca fortalecer a atuação junto à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para a expansão da rede de água para bairros que ainda dependem de caixas d’água comunitárias.
Por fim, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação prevê no Plano Diretor e na Lei de Uso, Ocupação e Parcelamento de Solo (Luops) o incentivo à implantação de empreendimentos de uso misto na cidade, com foco na diminuição dos deslocamentos visando a redução da emissão de CO2.
Conforme explica o prefeito Rodrigo Ashiuchi, as ODS são uma política de atuação constante no município e os avanços nestes segmentos demonstram este comprometimento. “Todas as pastas estão engajadas nas diretrizes que proporcionam mais qualidade de vida e dignificação para os suzanenses. Toda nova ferramenta que nos auxilie para tal fim será muito bem-vinda e vamos avaliar a melhor forma de utilizá-la”.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano