A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (9/8) pela manhã, no Theatro Vasques, o evento de encerramento dos Jogos Escolares da Sustentabilidade – que foram a programação oficial do Junho Ambiental deste ano. Durante todo o mês de junho, a comunidade escolar participante desenvolveu atividades sobre diferentes temas ambientais, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Estiveram no evento desta terça-feira os secretários municipais do Verde e Meio Ambiente, André Saraiva, e de Agricultura, Felipe Almeida, além de técnicos das duas secretarias, professores e alunos. Além disso, cerca de 200 pessoas compareceram ao Vasques, representando todas as escolas que participaram da iniciativa: “Desde o início dos jogos, nossa intenção foi resgatar o espírito das gincanas escolares, estimulando os estudantes a participarem e se tornarem multiplicadores de conceitos como a sustentabilidade e a preservação ambiental. Os resultados foram muito bons e alcançamos os objetivos planejados”, comentou Saraiva. Também prestigiou o evento o secretário-adjunto de Esporte e Lazer, Paulo Bocuzzi.
Participam dos Jogos da Sustentabilidade 27 escolas, sendo 15 municipais, nove estaduais e três particulares, com aproximadamente 3,2 mil estudantes envolvidos diretamente. Eles desenvolvem atividades semanais colaborativas – e não competitivas – , com o objetivo de difundir a cultura de sustentabilidade entre os estudantes de todo o município.
Todas as 27 escolas participantes completaram as tarefas, receberam a validação da Secretaria do Verde e Meio Ambiente e ganharam o selo do Objetivo de Sustentabilidade correspondente. Como premiação, todas as escolas farão uma visita guiada ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo e receberão ainda uma horta no local indicado. Os cronogramas das visitas e da construção das hortas serão definidos pela Secretaria do Verde.
Foram realizadas quatro etapas de atividades durante o mês de junho, com os temas água potável e saneamento, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima e vida terrestre. Na prática, os alunos realizaram plantios de árvores e produziram vídeos com músicas relacionadas à temática ambiental, entre outras atividades coletivas. Durante o evento de encerramento, nesta terça-feira, os alunos leram uma redação coletiva.