O Procon de Itaquaquecetuba emitiu um alerta aos beneficiários do Auxílio Brasil que tenham interesse em adquirir crédito consignado. O objetivo é um possível golpe que o consumidor pode levar, uma vez que esse público está em situação de vulnerabilidade social e não poderá arcar com os custos futuros.
O benefício é por tempo determinado, o que pode lesionar o consumidor que adquire sem a devida orientação e a facilidade do crédito faz com não seja calculado o tempo de pagamento, bem como o acréscimo dos juros que incidem.
A medida foi sancionada no dia 3 de agosto do ano passado e libera empréstimo consignado para inscritos no Auxílio Brasil com até 40% do valor de seu salário, o que causa grande comprometimento financeiro.
“Quem está em condição de vulnerabilidade vai acabar por se endividar, por isso nós trabalhamos com a educação de consumo, fundamental para que as pessoas não passem por sufocos financeiros”, explicou o diretor do Procon, Heitor Bera.
Já o secretário de Governo, Marcello Barbosa, relatou que a pandemia causou um cenário delicado. “Nós estamos preocupados com a população que está em situação de vulnerabilidade e saber que essa oportunidade soa como um perigo em potencial nos faz alertar os consumidores.”
O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância do Procon. “Nós estamos à disposição da população para sanar dúvidas. Muitas dívidas podem ser evitadas quando a população passa a fazer uso de educação financeira.”
O Procon atende pelo telefone (11) 4642-2005, e-mail proconitaqua@gmail.com e na rua Dom Thomaz Frey, 89 – centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.