A secretária de Administração de Suzano, Cintia Renata Lira, participou de um evento presencial em Uberlândia (MG) sobre aplicação de tecnologias no Poder Público na última terça-feira (30/08). O encontro, organizado pela empresa Sonner Sistemas, teve como principal tema a importância do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) para as repartições e seus processos diários.
Na ocasião, o evento foi focado na aplicação da plataforma desenvolvida pelo grupo de ciência e tecnologia SonnerLabs, com foco na funcionalidade do Poder Público enquanto ferramenta de ação, transparência e controle adequado de informações para representantes de cidades de todos os estados do Brasil.
A organizadora realizou demonstrações e exemplos acerca da funcionalidade do serviço que, devido ao efeito do decreto federal nº 10.540, promulgado em 5 de novembro de 2020, será de uso obrigatório para as contas públicas estaduais e municipais de todo o País a partir do dia 1º de janeiro de 2023. O sistema vai unificar o acompanhamento de receitas e gastos em todos os órgãos da administração ao congregar a transparência e a gestão financeira e orçamentária dos poderes Executivo e Legislativo.
O evento em Minas Gerais também contou com a participação do ex-auditor federal de Controle Externo, Daniel Dias Pereira, especialista em contabilidade com 23 anos de experiência no Tribunal de Contas da União (TCU) para integrar os debates sobre os pontos do Siafic, como os efeitos da novidade nos processos internos dos órgãos municipais.
Além das discussões acerca da plataforma, o encontro também contou com a participação de uma equipe da empresa IPNet Growth Partner, parceira da multinacional Google, que esteve presente no local apresentando iniciativas de inovação para o Poder Público e detalhes sobre a Google Cloud Platform (GCP), serviço virtual para armazenamento de documentos e informações.
Cintia explicou que o evento apresentou grandes ideias e conceitos que serão implementados nos serviços digitais da Prefeitura de Suzano. “Foi uma apresentação muito esclarecedora sobre uma plataforma que só tem a beneficiar órgãos públicos, servidores e munícipes, de forma que exista maior facilidade na verificação de informações e mais acessibilidade a elas. Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da nossa cidade, agradeço o convite e a participação neste importante evento”, contou.
A chefe da pasta estava acompanhada do diretor comercial da Sonner, Janderson Tavares; da diretora de marketing da Sonner, Larissa Vitta; e do representante da Google Cloud, Sandro Guedes.