A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano apreendeu aparelhos celulares durante o atendimento a duas ocorrências, sendo que um deles era utilizado para a prática de estelionato e continha diversos comprovantes de depósitos de prováveis vítimas. O outro equipamento recuperado havia sido furtado no dia 12 de agosto. Ambos os casos serão investigados pela Polícia Civil.
O primeiro crime foi descoberto na última quinta-feira (01/09), pouco antes do meio-dia. Agentes patrulhavam as ruas do Jardim Ikeda quando se depararam com cinco homens na rua dos Cravos e um deles fazia uso de entorpecente. Pouco antes da abordagem, o indivíduo dispensou a droga que estava sendo utilizada e outro tentou se livrar de um celular. Entretanto, no momento em que o guarda pediu para que o suspeito recolhesse o aparelho ele tentou fugir, mas foi detido alguns metros depois.
Ao ser questionado, o suspeito revelou que no aparelho havia comprovantes de depósitos de golpes que ele mesmo praticava. Detido, ele foi levado para o 1º Distrito Policial de Palmeiras para prestar depoimento. O celular ficou apreendido e um inquérito deverá ser instaurado pela Polícia Civil para apurar o suposto crime.
Um dia depois, agentes da Ronda Ostensiva Motorizada (Romo) e do Canil foram destacados para a rua 14, no Jardim Varan, após a GCM receber denúncia de tráfico de drogas na via. Ao chegarem no local indicado, por volta das 15h45, os guardas não encontraram entorpecentes, porém um celular com queixa de furto datado de 12 de agosto foi apreendido e entregue no 2º Distrito Policial do Boa Vista.
A comandante da GCM de Suzano, Rosemary Caxito, destacou a agilidade com que os agentes conduziram as ocorrências. “Essas duas ações mostraram que a nossa Guarda Civil é bem treinada e agiu com competência e celeridade nos dois casos. Conseguimos recolher os dois aparelhos, sendo que um deles é sabidamente utilizado para a prática de golpes e deverá auxiliar a Polícia Civil em futuras investigações”, afirmou.