Domingo, Novembro 17, 2024
20.4 C
São Paulo
Domingo, 17 Novembro ,2024

Farmacêutico da rede municipal desenvolve estudo sobre uso racional de medicamentos

- Continua depois da publicidade -

O farmacêutico Rodrigo Hilário trabalha com saúde pública há 13 anos, sendo que em 2012 passou a integrar o quadro de servidores da Prefeitura de Suzano. Durante sua carreira, percebeu o crescimento do uso irracional de remédios por parte da população. Essa automedicação é até um expediente comumente conhecido, mas para ele acabou se tornando uma dissertação de mestrado, que foi defendida em junho passado. 

O profissional começou a pensar no porquê desse tipo de situação após passar por vários postos de saúde. “Rodei várias unidades ao longo dos anos e ficou fácil perceber o uso irracional de medicamentos, pois a busca do caminho mais rápido e prático leva as pessoas a aportarem em ações medicamentosas, e pouco em ações de promoção e prevenção de saúde”. Tal cenário levou Hilário a se perguntar: qual a efetividade das ações de uso de remédios na saúde pública? 

A questão rendeu um trabalho mais elaborado que, segundo o farmacêutico, tentou abarcar algumas situações. “A proposta foi avaliar a efetividade das ações de uso racional de medicamentos na saúde pública, permeando em três frentes comunicantes: os impactos da automedicação e medicalização da sociedade; como a assistência farmacêutica poderia promover qualidade na segurança do paciente; e o dimensionamento de recursos humanos em farmácias ambulatoriais públicas”. 

Nos estudos que se seguiram, Hilário chegou a algumas conclusões para melhorar a utilização dos remédios. “Existe uma necessidade de uma regulamentação para a questão de política farmacêutica, com o uso racional do medicamento. Além disso, precisa haver uma efetividade dessa utilização, com o acompanhamento por profissionais qualificados”, finalizou. 

A dissertação do farmacêutico foi publicada na Revista Científica Multidisciplinar (Recima21 – ISSN 2675-6218) em julho deste ano e também deve ganhar destaque no 2º Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que ocorrerá em novembro, na cidade de Foz do Iguaçu (PR).

InícioDestaquesFarmacêutico da rede municipal desenvolve estudo sobre uso racional de medicamentos
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?