Ação será realizada neste sábado (22/10), a partir das 9 horas, na praça Cidade das Flores
Suzano recebe neste sábado (22/10) a “1ª Caminhada em Prol da Prevenção do Câncer de Mama e de Próstata”. A atividade está prevista para se iniciar às 9 horas, com concentração na praça Cidade das Flores (avenida Paulo Portela, s/n – Centro) e percurso até o Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador). A ação gratuita conta com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). Durante a caminhada também serão arrecadados lenços para doação às pacientes acompanhadas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer Esther Hidalgo Leite Rondinelli.
A iniciativa é uma realização do projeto “Sou Girassol”, idealizado pela suzanense Elisandra Rodrigues, que já enfrentou o câncer de mama. A caminhada também conta com parceria da Associação Suzanense de Esportes Aquáticos (Asea), do Centro Oncológico de Mogi das Cruzes e da Rede Feminina de Combate ao Câncer Esther Hidalgo Leite Rondinelli, além de dezenas de entidades apoiadoras e patrocinadoras.
A concentração acontecerá na praça Cidade das Flores, situada ao lado do Paço Municipal Firmino José da Costa (rua Baruel, 501 – Centro), com um alongamento especial promovido pelo grupo de Lian Gong de Suzano. Às 10 horas, a caminhada parte rumo ao Parque Municipal Max Feffer, passando pela rua Baruel, praça dos Expedicionários, rua General Francisco Glicério, rua Portugal Freixo, avenida Armando Salles de Oliveira, avenida Mogi das Cruzes e avenida Senador Roberto Simonsen. A chegada está prevista para as 11 horas.
Após concluírem o percurso, os participantes poderão conferir um momento de fala orientativa sobre o tema no Pavilhão Zumbi dos Palmares. Na sequência, encerrando a manhã de lazer e saúde, a academia SmartFit promoverá um “aulão” de zumba e fit dance. A atividade também será gratuita.
De acordo com a diretora de projetos do Saspe, Sandra Lopes Nogueira, o foco principal da ação é o alerta para as enfermidades que, se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente, podem ser letais. “O câncer é uma doença perigosa, devastadora, que requer a atenção de todos. Por isso, a conscientização sobre a importância do autoexame e do acompanhamento médico é extremamente necessária”.
Para a dirigente do órgão, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, a iniciativa é importante e promete levar mais alegria, saúde e disposição. “Alertar, informar e orientar são um processo necessário. Por isso apoiamos essa proposta criativa de mobilização na cidade. Será uma manhã muito especial que, lá na frente, poderá salvar vidas”, pontuou.