Quinta-feira, Outubro 17, 2024
19 C
São Paulo
Quinta-feira, 17 Outubro ,2024

Após despencar na pandemia, número de candidatos ao Enem no Alto Tietê cresce 11,2% em 2022, segundo Inep

- Continua depois da publicidade -

Apesar da alta, índice ainda está longe do registrado em 2020. Provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. Estudantes do Alto Tietê vão prestar o Enem

Neste ano, 16.546 moradores do Alto Tietê estão inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número indica um aumento de 11,2% na comparação com o total candidatos no ano passado, mas ainda está abaixo do registrado antes da pandemia.
Os dados são do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e se referem aos municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.
Biritiba Mirim, Guararema e Salesópolis não terão aplicação do exame. Além disso, foi considerada apenas a prova impressa, pois não há inscritos para o formato digital na região (confira mais detalhes abaixo).

O total de inscritos em 2022 é quase metade do registrado no ano anterior à pandemia. Na comparação com 2020, a diferença é ainda maior, chegando a 53,9%. Com a alta da Covid-19 e as incertezas provocadas pela doença, o índice despencou em 58,6% no ano seguinte.
Esse é o primeiro crescimento em dois anos e a situação é a mesma em nível nacional. De acordo com o Inep, em todo o Brasil 3.396.597 inscrições foram confirmadas, o que indica alta de 11,6% em relação à edição anterior da prova.
O número é referente ao total de pessoas que preencheram o formulário no site dentro do prazo e que, no caso das não isentas, pagaram a taxa de inscrição, que era de R$ 85, antes do fim do prazo, em 27 de maio.
Na comparação entre cidades, Mogi das Cruzes foi a única que registrou redução no número de inscritos neste ano. A diferença é de 3,4%. Já Itaquaquecetuba foi a que teve o maior aumento no número de candidatos: cerca de 35% a mais em relação a 2021.
Na sequência estão Suzano (+18,1%), Ferraz de Vasconcelos (+17%), Arujá (+16%) e Santa Isabel (+10,8%). O menor aumento foi observado em Poá, com apenas 0,27% mais candidatos, como mostram os dados divulgado pelo Inep.
A prova será aplicada nos dias 13 e 20 de novembro.
Número de inscritos no Enem em cada cidade do Alto Tietê nos últimos quatro anos
Novidade na aplicação
Pela primeira vez, o Inep aceitará documentos digitais de identificação nos locais de prova, como:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Provas
13 de novembro
O candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e redação.
20 de novembro
A prova trará:
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Redação do Enem em 1 Minuto: jovem que tirou nota mil dá dicas para escrever um bom texto

InícioAlto TietêApós despencar na pandemia, número de candidatos ao Enem no Alto Tietê...
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?