A Secretaria de Educação de Suzano participou na tarde desta quarta-feira (10/02) de um seminário virtual promovido pela Fundação Itaú Social. O encontro, chamado “Caminhos e soluções para a melhoria da Educação”, reuniu especialistas e gestores municipais de todo o País para discutir sobre os desafios do ensino neste período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A reunião foi mediada pela superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, e abordou propostas para fortalecer o sistema público nos próximos quatro anos, visando atenuar os impactos causados pela crise sanitária. Os convidados compartilharam suas experiências em gestão e debateram medidas para aprimorar a qualidade da educação durante e após este período de isolamento social, com enfoque no formato de atuação das escolas e no combate à evasão escolar.
As instituições de ensino do Brasil suspenderam as atividades presenciais em meados de março do ano passado, o que gerou uma série de adversidades a serem solucionadas pelas cidades, principalmente na forma de atender os estudantes. O chefe de educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Ítalo Dutra, pontuou a promissora atuação das secretarias municipais envolvidas, que se adaptaram de forma ágil às mudanças e saíram de uma situação de menos de 60% de oferta de educação remota para mais de 95% durante o período da pandemia, seja de forma totalmente virtual ou híbrida.
Tendo em vista que crianças e adolescentes em maior situação de vulnerabilidade foram as mais afetadas, os representantes municipais ressaltaram o papel essencial da escola no desenvolvimento dos estudantes e buscaram formas de acolher a todos. Na ocasião, o chefe da pasta de Suzano, Leandro Bassini, divulgou as metas e os desafios para fortalecer o ensino na cidade, que envolvem trazer todas as crianças de volta à escola e incorporar tecnologias que o município teve acesso no ano passado ao cotidiano de 2021.
O planejamento para este primeiro semestre tem como objetivo entender o que foi aprendido pelos estudantes em 2020, de forma a propor mecanismos inovadores de aprendizagem para este ano. “Vamos garantir a formação contínua dos educadores e restabelecer a escola como um espaço acolhedor e acessível, para que seja de fato o terceiro educador. Nenhuma criança ficará para trás”, afirmou. A Prefeitura de Suzano tem parceria com a Fundação Itaú Social desde 2018 e já demonstrou intenção de continuar a colaboração conjunta por mais quatro anos em prol da melhoria da educação brasileira.
O seminário, que está disponível na íntegra em plataforma de vídeos (http://bit.ly/SeminarioItau), ainda contou com a participação do coordenador da área da educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Fernando Abrucio; do presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia; e especialistas e diretores municipais de ensino de várias regiões Brasil.