Retorno está previsto para domingo (12)
A Prefeitura de Itaquaquecetuba direcionou, nesta quarta-feira (8), equipes da Defesa Civil do município para apoio no socorro às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul após fortes chuvas atingirem o estado. Foram deslocadas seis viaturas, dois botes e um barco, tendas, gerador, compressor, coletes salva-vidas, materiais de primeiros socorros, entre outros.
Segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil do RS, 417 dos 497 municípios enfrentam problemas com as enchentes e somam 1,4 milhão de pessoas afetadas. Dessas, 163,7 mil estão desalojadas, 66,7 mil foram para abrigos temporários, 372 estão feridas, 128 desaparecidas e 100 morreram.
O contato inicial foi feito com a Guarda Civil Municipal de Porto Alegre, que vai recepcionar a equipe, e foi elaborado um plano de trabalho para tornar eficiente o auxílio às vítimas.
“Em momentos de emergência, toda ação conjunta de solidariedade e apoio é bem-vinda. Vamos unir forças para contribuir na ação de pronta resposta ao Rio Grande do Sul”, disse o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori.
Além de Itaquá, equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil de Mogi das Cruzes compõem o comboio rumo ao estado gaúcho, totalizando 15 pessoas. A expectativa é que as equipes retornem no domingo (12).
“Esse sentimento de solidariedade está presente em nosso povo e em nossos colaboradores. Estamos equipados para salvar vidas e apoiar quem mais precisa neste momento”, completou o prefeito Eduardo Boigues.