Como parte do trabalho de monitoramento realizado diariamente, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal constataram na quinta-feira (30/1) o aumento do volume de água dos lagos do Parque Centenário e o consequente alagamento de trechos da pista de caminhada. Por isso, a secretaria fez o isolamento das áreas alagadas com fitas zebradas para evitar caminhadas e também com o objetivo de orientar as pessoas sobre a necessidade de prevenção contra carrapatos, reforçando a orientação já existente em placas fixadas no parque. O Parque Centenário continua aberto normalmente.
A Secretaria possui uma protocolo de atuação definido para situações como esta, que inclui isolar as áreas afetadas, informando os frequentadores, o que já aconteceu. Além disso, a Guarda Municipal está presente no parque e contribui para orientar as pessoas, zelando pela segurança do público de uma forma geral.
Localizado nas margens do rio Tietê, o parque é uma região de várzea e a água que se acumula em sua área deixa de seguir pelo rio Tietê, contribuindo para manter o nível do rio mais baixo e atuando também como um piscinão natural, em uma solução baseada na própria natureza.