O Cemitério São Salvador passou por serviços de nebulização com aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue nesta manhã de quarta-feira (19/02). O trabalho é mais uma importante ação preventiva de combate e prevenção ao Aedes aegypti em um dos principais pontos estratégicos para monitoramento das larvas na cidade.
Mogi das Cruzes realiza um trabalho permanente de combate à dengue, por meio do Núcleo de Controle e Prevenção de Arboviroses. “Diariamente, os agentes de controle de vetores percorrem a cidade para verificar se há criadouros do Aedes aegypti nos imóveis da cidade e tomam as providências necessárias, que vão desde orientação e nebulização até as autuações, caso seja necessário”, explica o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Jefferson Renan de Araújo Leite.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito contaminado. O inseto se infecta picando uma pessoa doente e passando a contaminar outras pessoas. A sua ação ocorre durante o dia e é feita pela fêmea que precisa de sangue para maturar os ovos que são depositados em locais com água parada – daí a importância de eliminar todo e qualquer objeto ou situação das casas e quintais.
Os principais sintomas são febre alta, fraqueza, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores no corpo e nas juntas, e manchas vermelhas pelo corpo. Nestes casos, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações e tratamento indicados.