Nesta terça-feira (06/05), as escolas municipais de ensino fundamental de Mogi das Cruzes promoveram o “Matemática em Rede” em comemoração ao Dia da Matemática. A ação, coordenada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, levou para dentro das unidades uma série de atividades interativas que buscaram aproximar as crianças do raciocínio lógico de maneira divertida e significativa.
Durante todo o dia, as escolas puderam propor diferentes dinâmicas com foco no raciocínio lógico-matemático, com intuito de mostrar que a matemática vai além de números e fórmulas. “Esse conhecimento faz parte do cotidiano e está presente nas pequenas decisões do dia a dia. Queremos que nossas crianças desenvolvam um olhar mais afetivo e curioso sobre essa área. O Matemática em Rede é um passo importante para isso”, afirmou a secretária de Educação, Darly Carvalho.
Na EM Henrique Peres (Vila Industrial), as crianças contaram os dias para a chegada do Matemática em Rede. “Elas estavam muito animadas para saber quais seriam as brincadeiras. Esse tipo de ação reforça de forma lúdica os conteúdos trabalhados em sala e é sempre muito bem recebido”, explicou a diretora da unidade, Milene Ferreira de Mello.
As turmas do 1º e 2º ano participaram de um jogo da velha gigante, em que precisavam correr para marcar a cor da equipe e formar sequências. Depois, em outra brincadeira, precisaram se organizar em grupos de acordo com o número anunciado pelos professores. Enquanto isso, as crianças do Infantil IV jogavam um dado e corriam para pisar no número correspondente colado no chão.
“Foi muito legal. Eu gostei mais do segundo jogo, aquele que a gente corre e forma grupos”, destacou a estudante Maia Torraga da Costa, de 7 anos, matriculada no 2º ano. “Eu quero brincar de novo!”, afirmou Pedro Henrique da Silva, de 5 anos, que está no Infantil IV.
Já na EM Profª Apparecida Ferreira Cursino (Jardim Universo), a turma produziu massinha de modelar a partir de uma receita, aprendendo sobre unidades de medida, pesos e proporções. “Fizemos conversões de xícaras em gramas, estimamos quantidades e comparamos pesos de diferentes materiais. As crianças perceberam, por exemplo, que uma xícara de sal pesa mais do que uma de farinha”, contou a professora do 2º ano, Juliana Bernardo. “Trabalhar com atividades diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem é sempre prazeroso”, completou.