A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoverá diversas ações gratuitas em participação na programação da 23ª edição da Semana Nacional de Museus. As atividades acontecem a partir de 13 de maio e seguem até o dia 18, nos museus da cidade. A agenda variada é destinada para todas as idades, e contará com exposições, oficinas e uma edição especial do Roteirinho do Patrimônio.
A Semana Nacional de Museus tem realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Governo Federal, e foi proposto para este ano o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
Para o secretário municipal de Cultura, Guilherme Dela Plata, a iniciativa tem o intuito de consolidar estes espaços de cultura, que são essenciais para a reflexão e a preservação da história e cultura locais. “Propomos para todo o público interessado conhecer um pouco mais da história preservada pelos museus da nossa cidade. Venham participar desta programação especial feita para todos os mogianos e pessoas interessadas em se aprofundarem um pouco mais no passado de Mogi”.
Exposições
Pela programação municipal da 23ª Semana Nacional dos Museus, estão disponíveis para visitação as exposições “Carolina: Cores e Colagens”, dos alunos da E.E. Historiador Isaac Grimberg, sob orientação da professora Thayná Alves, “Kawaii: Arte da Fofura”, de Nathalia Ichioka, e “Numinosa Poética: O Diálogo Sagrado na Arte de Chaer”, de Maurício Chaer – com curadoria de Paulo Pinhal. Os interessados podem ainda conhecer as mostras de longa duração no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, Centro de Cultura e Memória Taro Konno, Museu Mogiano e na Pinacoteca de Mogi das Cruzes.
Roteirinho do Patrimônio
No dia 16 de maio, o programa Roteirinho do Patrimônio realiza uma visitação mediada a partir das 14 horas. O ponto de encontro será o Museu Mogiano, de onde parte o passeio seguindo pela Pinacoteca e pelo museu Expedicionários Mogianos. A ação é destinada para todo o público interessado. Menores de idade devem estar devidamente acompanhados por um responsável legal.
Oficinas
Por fim, no dia 18, serão promovidas duas sessões da Oficina de Aquarela, no Centro de Cultura e Memória Taro Konno, com a artista plástica Nátalia Ichioka – autora da exposição “Kawaii: Arte da Fofura”. Ao todo, estão disponíveis 10 vagas por sessão, a primeira com início às 14h e a segunda, às 15h30. Serão distribuídas senhas para os interessados uma hora antes do início de cada workshop. Podem participar pessoas com idade a partir de 5 anos.
Confira abaixo a programação completa.
Serviço
(Programação sujeita a alterações. Ações com entrada franca)
23ª Semana Nacional dos Museus
Tema: O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação
Data: de 13 a 18 de maio de 2025
Exposições
Pinacoteca de Mogi das Cruzes (R. Cel. Souza Franco, 993 – Centro)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas
– Exposição “Numinosa Poética: O Diálogo Sagrado na Arte de Chaer”, de Maurício Chaer (curadoria de Paulo Pinhal)
– Exposição “Carolina: Cores e Colagens”, alunos da E.E. Historiador Isaac Grimberg, sob orientação da professora Thayná Alves
– Exposições de longa duração nas salas: Iris Piazza, Darcy Cruz, Maria José Camargo e Idalicio Silva (2º Pavimento)
Centro de Cultura e Memória Taro Konno, dentro do Parque Centenário da Imigração Japonesa (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº – Cezar de Souza)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, aos sábados, das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 17h
– Exposição “Kawaii: Arte da Fofura”, de Nathalia Ichioka
– Exposição de longa duração: “Imigração Japonesa em Mogi das Cruzes”
Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos (R. Cel. Souza Franco, 735 – Centro)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas
– Exposição de longa duração: Acervo dos pracinhas mogianos
Museu Mogiano (R. José Bonifácio, 516 – Centro)
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas
Exposições de longa duração: Arqueologia, Bandeiras de Mogi das Cruzes, e Acervo permanente
Outras atividades
Roteirinho do Patrimônio
16/5 (sexta-feira) | das 14h às 16h | (público espontâneo)
Ponto de encontro: Museu Mogiano/Casarão do Carmo (R. José Bonifácio, 516 – Centro)
Oficina de aquarela, com Natália Ichioka (autora da exposição “Kawaii: Arte da Fofura)
18/5 (domingo) | duas sessões: das 14h às 15h e das 15h30 às 16h30 | 10 vagas por sessão | Público: com 5 anos de idade ou mais (distribuição de senhas 1 hora antes de cada sessão)
Local: Centro de Cultura e Memória Taro Konno, dentro do Parque Centenário da Imigração Japonesa (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº – Cezar de Souza)