As servidoras públicas das secretarias de Políticas para Mulheres, Desenvolvimento Social e da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) participaram, na terça-feira (17), de uma capacitação on-line referente ao programa Acolhe com a equipe do Instituto Avon. A ideia foi transmitir as informações necessárias para saber quais vítimas podem ser instaladas nas dependências do hotel da rede, ou seja, formar as profissionais que participarão diretamente da triagem.
A pasta já está apta para enviar aos hotéis mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que, ao todo, oferecem 4.200 vagas. A equipe deve encaminhar a documentação necessária para formalizar a estadia da mulher, assim como deve levar e buscar quando vencer o prazo de 15 dias, que são recomendados. Fazem parte do programa profissionais como assistentes sociais e advogados para dar o suporte necessário durante o período de acomodação, além de ofertar para a hóspede cursos rápidos profissionalizantes.
A secretária da pasta, Hadla Issa, explica que esse projeto alcança a necessidade que a cidade possui e veio em um período importante. “Muitas mulheres foram vitimadas no período de pandemia, mas nós conseguimos dar o suporte e o atendimento que elas precisam, sobretudo naquilo que diz respeito a afastá-las do cônjuge”, disse. As denúncias podem ser realizadas pelo 180 ou ainda para a GCM, no 153.