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Desafios da pandemia faz a rede de atenção a saúde se reinventar

Ano de 2021 foi marcado por ações inovadoras e ampla retomada de serviços nas unidades municipais de atendimento

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A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) impôs desafios inéditos para a saúde pública. Em Suzano, neste ano, o momento foi de união, planejamento e ampla retomada de serviços a partir do plano de vacinação contra a doença. Ao longo do período, a rede de Atenção à Saúde registrou 269.142 consultas, sendo 5% a mais do que em 2020. Além disso, a média mensal de exames realizados saltou de 105,5 mil procedimentos em 2020 para 125,1 mil neste ano. O ano também foi marcado por ações e projetos inéditos na cidade.

 

Para o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, o período foi de retomada gradual e segura dos atendimentos. “Ao longo de 2020, fomos penalizados à medida que precisávamos suspender parte dos atendimentos eletivos durante as semanas críticas de pandemia. Em 2021, também tivemos momentos penosos no primeiro quadrimestre, concomitantemente à campanha de vacinação, que foi muito bem sucedida junto à população nos meses seguintes”, disse ele, ao reforçar algumas estratégias importantes adotadas.

 

Entre as principais ações desempenhadas pela pasta estava a implantação de 15 novos leitos exclusivos ao atendimento dos pacientes com suspeita de Covid-19, no Pronto-Socorro (PS) Municipal. Em 2021, a ala especial realizou 38.319 acolhimentos, garantindo a internação necessária de 507 pacientes, conforme a evolução do quadro clínico. “Esse reforço no atendimento foi muito importante para que pudéssemos amparar as pessoas com suspeita de Covid-19 e, de certa forma, preservar a rede de Atenção à Saúde. Essa mesma estratégia foi considerada na campanha de vacinação, que por pelo menos sete meses ocorreu em polos separados, sem impactar os postos de saúde”, esclareceu.

 

Aliás, a imunização contra a Covid-19 também foi destaque no ano. Com grandes operações na Arena Suzano e em outros dois polos descentralizados no município, a campanha contou com duas edições da “Virada da Vacina”, com quase 20 mil aplicações cada. “Em dezembro chegamos a vacinar, com a primeira dose, 100% da população apta estimada. Este feito só foi possível com o trabalho incansável das equipes ao longo de todo o ano. Atualmente, seguimos com o atendimento nas salas de vacinação dos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas”, lembrou.   

 

Projetos inéditos

Tudo isso contribuiu para o êxito do trabalho junto à rede de Atenção à Saúde, que em 2021 ganhou cara nova com projetos inéditos. Entre eles está o projeto “Monitoramento do Cuidado”, implementado pela Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) em dez unidades. A iniciativa é voltada à identificação e ao acompanhamento multidisciplinar de vítimas da violência, observando-se um aumento de 136% de notificações, o que comprova o impacto da formação dos profissionais durante o projeto.

 

Outras iniciativas relevantes foram os mutirões de exames, em ações pontuais aos finais de semana, e o chamado “Expresso Mulher”, com atendimentos específicos para o público feminino de forma inédita e itinerante. De acordo com Pedro Ishi, o trabalho foi indispensável para garantir mais celeridade à demanda de exames na cidade, além de assegurar mais proximidade com a população.

 

“Queremos que o público tenha na unidade todo o suporte necessário, focando sempre na prevenção e no acompanhamento das famílias. Por isso manter essa proximidade com as equipes e participar das ações promovidas em comunidade é tão necessário. Pensando nisso, também demos passos importantes em relação à padronização do atendimento”, disse pontuando a revisão dos protocolos operacionais que também ocorreu neste ano.

 

Valorização

Ainda em 2021, a Saúde desenvolveu o projeto “O SUS Que Dá Certo!”, voltado à valorização dos trabalhadores e das atividades desempenhadas. A iniciativa é dividida em dois módulos, “Experiências Exitosas” e “Ouvidorias Positivas”, e promoveu o reconhecimento a três profissionais pelo desenvolvimento de práticas inovadoras e a oito unidades de saúde pelo bom atendimento reportado. Vale destacar também o investimento em diferentes atividades de capacitação, incluindo a formação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Por fim, outro destaque foi a ampliação do serviço de apoio psicológico aos profissionais da linha de frente no combate à pandemia. O trabalho desempenhado pela Rede de Atenção Psicossocial (Raps) ganhou reforço com a contratação de 21 novos psicólogos; a elaboração de cartilhas orientativas em formato digital; o fomento à nova política municipal de Prevenção ao Suicídio; e o lançamento da “Linha de Cuidado de Saúde Mental”, que também é um documento inédito na cidade voltado à sistematização da assistência aos usuários do serviço público.

 

“Enfrentamos um ano atípico, com suas dificuldades, mas não desistimos de fazer um trabalho diferenciado, atendendo às necessidades da população. Nada disso seria possível sem a colaboração de centenas de servidores que diariamente se dedicam a fazer a saúde pública acontecer. Em 2021 tivemos a entrega da unidade do Jardim Monte Cristo e, para o ano que vem, temos muitos outros projetos para dar andamento, como a Clínica da Família e o Hospital Regional, que vêm para transformar a Saúde de Suzano”, comentou o prefeito Rodrigo Ashiuchi. 

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