A equipe do Programa Criança Feliz (PCF) de Arujá recebeu três premiações nacionais no último mês. A primeira delas foi a seleção do projeto “Inclui & Conect@”, que ganhou uma doação para apoio à primeira infância, fomentada pelo Fundo Baobá para Equidade Racial. Além disso, o programa desenvolvido no município se destacou no Prêmio Parentalidade, com a seleção dos trabalhos de duas visitadoras.
Implantado na cidade desde 2017, o Criança Feliz é um programa do Governo Federal que visa atender famílias com crianças de zero a seis anos de idade e gestantes. Na prática, as visitadoras do PCF realizam o acompanhamento das famílias atendidas, fomentando a prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância. Atualmente, mais de 160 crianças são atendidas em Arujá.
Segundo a psicóloga Camila Brito da Silva, que é da Secretaria de Assistência Social e coordena o programa no município, o projeto “Inclui & Conect@” foi criado com o propósito de proporcionar acesso a cursos de capacitação para famílias em situação de vulnerabilidade, e que tiveram essa condição acentuada no período da pandemia.
“Foram oferecidos cursos do Senac, Sebrae e Senai em diversas áreas, como finanças pessoais, empreendedorismo, legislação trabalhista, confeitaria e beleza. Ao todo, 22 mulheres se formaram. Todas elas têm filhos e encontram-se em situação de vulnerabilidade”, explica Camila. O encerramento do projeto incluiu a entrega de certificados, kits para colocar em prática o conteúdo aprendido e sorteio de premiações como forma de incentivo e reconhecimento.
Ainda de acordo com a coordenadora do programa, no Prêmio Parentalidade as visitadoras e estagiárias de psicologia Mayara Cristina Fagundes Martins e Tairine Camila Fernandes foram selecionadas por suas realizações. “O prêmio recebido deverá ser revertido em ações que aprimorem ainda mais as atividades realizadas, beneficiando o público atendido pelo Programa Criança Feliz”, pontua a psicóloga.
A premiação foi realizada pela Fundação Maria Cecília Souto em colaboração com organizações nacionais e internacionais, com foco na valorização de boas práticas dos visitadores durante a pandemia.
Serviço
Outras informações sobre o PCF podem ser obtidas junto aos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) da cidade. Seguem os telefones:
- CRAS Centro: 4655 2898 / 4653 5623
- CRAS Barreto: 4651 2355 / 4651 4782
- CRAS Cerejeiras: 4655 5623
- Secretaria de Assistência Social: 4655 0436 / 4653 3834