Em parceria com a Ong Espaço Urbano, o projeto Recicla Ferraz realizou diversas ações de sustentabilidade nas escolas municipais de Ferraz de Vasconcelos. A iniciativa foi gerenciada pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, Verde e Proteção Animal, e nesta sexta-feira (3) o encerramento do programa ocorreu no Parque Nosso Recanto, no Jardim Pérola, e contou com a participação da prefeita Priscila Gambale.
Ao todo, três Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) foram contempladas e estimularam a criação de atividades ligadas a temática ambiental e a produção artística. Dessa forma, o Recicla Ferraz possibilitou que as unidades realizassem concursos de desenho, visita dos alunos no Parque Nosso Recanto e entrega de mudas de plantas na estação de trem da CPTM.
Além de palestras do projeto “Horta na Escola” que ofertou mais de 250 mudas, entre cenoura, alface, tomate, salsa, beterraba, quiabo, almeirão, manjericão, salsinha, coentro, entre outros.
Como forma de agradecimento, os alunos da Emeb Antônio Schiavinati, na Vila São Paulo, realizaram uma apresentação musical com materiais recicláveis e cantaram sobre a importância da temática na aprendizagem escolar.
Desde o início do projeto foram arrecadas mais de 150 mil caixas Tetra Pak e 300 quilos de tampinhas de plástico, doadas para ações de reciclagem das Ongs “Oiaeu” e “Beija-Flor”. Segundo a pasta do Meio Ambiente, a meta no próximo ano é arrecadar mais de 3 milhões de caixinhas.
“É uma alegria ver que nossa cidade proporcionou vivências e ensinamentos ambientais para as novas gerações. O Recicla Ferraz se tornou referência quando falamos da relação do homem com a natureza, e o projeto só foi possível devido à dedicação e esforço da Educação e do Meio Ambiente, e em 2022 continuará com mais engajamento. Meu muito obrigada a toda a equipe”, destacou a chefe do Executivo.
Também estiveram presentes os secretários Jackson dos Santos, Adriane Alcantara e Robson Xisto, de Governo, Educação e Assistência Social, respectivamente, o vice-prefeito, Daniel Balke, coordenador do Meio Ambiente, Moacyr Alves, a representante da Ong Espaço Urbano, Roseli Barbosa, e as diretoras das escolas participantes.