Domingo, Novembro 17, 2024
19.3 C
São Paulo
Domingo, 17 Novembro ,2024

A Banda Infanto-Juvenil do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, promovido pela Secretaria de Educação, fará nesta terça-feira (06/09), às 20 horas no Theatro Vasques, um concerto em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, festejado no dia 7 de setembro. A abertura será com o Quarteto de Cordas Minha Terra Mogi, da Sinfônica de Mogi das Cruzes. A entrada é gratuita.Os ingressos podem ser retirados no local. O público deve chegar com, pelo menos, 40 minutos de antecedência. O grupo reúne diversos talentos das escolas, que integram o projeto e será regida pelo maestro Allan Caetano, que também é responsável pela coordenação dos projetos de educação musical da Secretaria de Educação. O repertório terá o Hino Nacional e o Hino da Independência e músicas da cultura popular brasileira, dentre eles “Tristeza do Jeca”, “Ô Abre Alas”, “Tristeza do Jeca”, entre outras. O Quarteto de Cordas Minha Terra Mogi é composto pelos músicos João Vitor Ventura Manussakis (violino), Júlia de Souza Leite (violino), Jefferson Rezende (viola) e Gabriel Freitas Francisco (cello). No repertório do grupo estão clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), como “Carinhoso”, de Pixinguinha e “Eu sei que vou te amar”, de Vinicius de Moraes. O projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola” é realizado em 22 escolas municipais, sendo 15 bandas escolares e atende cerca de 11 mil alunos da cidade, oferecendo aulas de musicalização e ensino de instrumentos de sopros e percussão. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, tem direção artística do maestro Lelis Gerson e atualmente é gerida pela Sinfônica de Mogi das Cruzes.

- Continua depois da publicidade -

O prefeito Caio Cunha inaugurou na manhã desta segunda-feira (05/09) a nova creche da Vila Moraes. Um clima de festa com apresentações de alunos marcou o evento da entrega oficial do CEIM Alcides Pais de Moraes, que iniciou as atividades em agosto. A entrega faz parte das comemorações pelos 462 anos de Mogi das Cruzes. A creche, construída no modelo sustentável, também marca o novo momento da educação da cidade com foco na Primeira Infância.

“A Primeira Infância tem sido um dos focos do nosso trabalho. Nós tivemos a oportunidade de estudar e aprofundar os conhecimentos sobre esta importante etapa do desenvolvimento infantil, o período de 0 a 6 anos de idade. É uma grande responsabilidade, que o Instituto Educacional Criança Feliz terá com a Prefeitura no desenvolvimento dos futuros cidadãos da nossa cidade”, disse o prefeito Caio Cunha. Este trabalho tem mobilizado diferentes setores da Administração Municipal com a realização de ações e a construção do Plano Municipal da Primeira Infância com apoio da Fundação Bernard Van Leer, responsável pela rede Urban95.

A nova creche tem capacidade para atender 195 crianças em período integral. Atualmente são atendidos alunos do berçário ao Infantil III (zero a quatro anos). “A inauguração de um prédio se faz a muitas mãos e ela é o pontapé inicial de um trabalho, de um capítulo da história do lugar e da comunidade. No ano passado foram mais de 1 mil vagas e neste ano,  estamos ampliando com a inauguração deste prédio sustentável”, disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler destacou a importância da participação da comunidade na gestão da escola. “A escola é de todos nós. Faço um convite a toda a comunidade para participar da gestão da unidade, cuidar, apontar o que precisa ser melhorado, amar e viver nossa escola”, disse. A creche conta com 10 soluções sustentáveis e tem sete salas de atividades, dois berçários, pátio coberto/refeitório, além das áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio.

Terezinha Barreto de Moraes, esposa do patrono, e os filhos Lilian Cristina de Moraes, Fernando Barreto de Moraes, Tatiana Barreto de Moraes e Clodoaldo Aparecido de Moraes participaram da homenagem. Alcides Pais de Moraes foi referência como liderança da comunidade.  Nascido no Distrito de Taiaçupeba, ele se mudou para o bairro após o casamento. Trabalhou em indústrias da cidade, aposentou-se e depois foi empreendedor.

O prefeito também anunciou a autorização do DER, órgão do Governo do Estado, para a pavimentação da rua da creche. O evento contou com a apresentação dos jovens músicos da EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna, em Taiaçupeba, sob a regência do maestro Clayton Vianna e atividades recreativas para crianças. Os alunos da creche, que começaram as atividades no início de agosto, também se apresentaram com o músico Eduardo Cunha. Participaram da inauguração secretários municipais e os vereadores Edson Santos, Milton Lins da Silva, Eduardo Ota, Vitor Shozo Emori, Edson Alexandre Pereira, Mauro Yokoyama, Maurino José da Silva, José Luiz Furtado, Pedro Komura e Osvaldo Antonio da Silva.

InícioAlto TietêMogi das CruzesA Banda Infanto-Juvenil do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola, promovido...
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?