Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (02/04) da Ação “Leitura em Rede”, iniciativa da Secretaria de Educação por meio do Departamento Pedagógico (Deped), em parceria com a Coordenadoria Especial da Primeira Infância. A iniciativa celebra o Dia Internacional do livro Infantil, comemorado nesta data.
A prefeita Mara Bertaiolli esteve no CEIM Profª Therezinha Miranda de Paula, no Rodeio. “É uma grande alegria participar dessa ação voltada para nossos pequenos mogianos. A educação é prioridade na nossa cidade e leitura tem um papel fundamental na formação e no desenvolvimento da criança”, disse. A unidade atende 200 crianças do berçário ao Infantil II.
A gestão da unidade preparou diferentes espaços de leituras para os estudantes. Ariele Salvador Mariano, diretora pedagógica da creche, destacou a importância da formação e a prática na escola. “Participamos das formações oferecidas pela Secretaria, que nos deram bagagem para este trabalho com a leitura”, disse.
A equipe de Educação Infantil do Deped acompanhou a atividade na unidade e em outras escolas da rede. “O livro é uma porta para a imaginação, o conhecimento e o desenvolvimento emocional, além de ajudar no aprendizado da linguagem e da leitura. Estimula a criatividade, a empatia e o pensamento crítico”, observou Andrea Garcia, técnica pedagógica da equipe.
Para o coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, o trabalho integrado com a Secretaria de Educação contribui para o desenvolvimento das crianças. “A Educação é uma grande parceira e o papel da Coordenadoria é fazer essa articulação intersetorial com todas as secretarias. Hoje, comemorando o Dia Internacional do Livro Infantil, a gente está alcançando toda a rede e isso é fundamental para que possamos estimular esse desenvolvimento das crianças, seja no cognitivo, motor ou na sociabilização delas”.
A proposta é de que mais ações de incentivo à leitura sejam feitas ao longo do ano. “O livro é um objeto cultural de suma importância para o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças. Na Educação Infantil, as crianças estão no processo de aproximação da cultura escrita, e ações como essa (Leitura em Rede) evidenciam a importância da leitura e incentiva o contato com os livros desde muito cedo, auxiliando na construção de comportamentos leitores e no desenvolvimento integral das nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Darly Aparecida de Carvalho.