Itaquaquecetuba

Ações de 2022 apontam melhorias na saúde de Itaquaquecetuba

Com a proximidade do segundo semestre, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba aproveitou para fazer um balanço das principais ações deste ano levando em conta os avanços com o início da reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a informatização do atendimento e a contratação de novos médicos.

“Assumi a Secretaria de Saúde com a responsabilidade de melhorar os atendimentos. Ainda há muito a ser feito, mas estamos caminhando para atingirmos o nosso objetivo. Temos uma equipe maravilhosa e de mãos dadas para reconstruir a saúde de Itaquá”, destacou a secretária de Saúde, Ariana Julião.

Em janeiro deste ano, o pontapé foi dado com o projeto de informatização da saúde. Por meio de totens instalados nas unidades, está sendo feita a triagem inteligente dos pacientes com reconhecimento facial e armazenamento de dados. Até o momento, as unidades do Centro, Jardim Miray e Jardim América receberam o equipamento. O cronograma prevê as próximas instalações no Caiuby e no Piratininga.

Para absorver os atendimentos, também foi necessário reforçar o quadro de médicos e 25 profissionais entre pediatras, ginecologistas e clínicos gerais foram contratados em fevereiro. Eles atuam em esquema de rodízio, chegando a prestar até 40 horas semanais de serviço. Dessa forma, atendem em várias unidades em uma única semana a depender da demanda.

Simultaneamente, foi iniciado um cronograma para viabilizar a reforma das unidades de saúde até dezembro deste ano. Os trabalhos incluem a troca de torneiras, portas, vasos sanitários, novo mobiliário e pintura. A primeira a ser reformada foi a UBS Caiuby e o cronograma segue com as unidades do Josely, Pequeno Coração e Marengo.

O balanço também apontou as medidas tomadas para a reformulação da saúde com o primeiro Centro de Atenção Psicossocial (Caps), previsto para ser inaugurado em breve, na região central, e oferecer a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e a comunidade.

Além disso, um novo contrato foi assinado para ampliar os atendimentos de urgência e emergência feitos no Centro de Saúde 24 horas, na Unidade de Pronto Atendimento e no Centro de Saúde Infantil, outro espaço que será entregue em breve. O convênio com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS) terá início em 6 de junho e duração de 60 meses.

Para o transporte de pacientes, a secretaria recebeu o reforço de três ambulâncias zero km que hoje integram a frota municipal e auxiliam na qualidade e eficiência dos tratamentos que são feitos na cidade ou fora dela, em caso de transferências. No início de 2021, a cidade possuía apenas um veículo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Hoje são cinco ambulâncias, três vans e cinco carros do SAMU à disposição da população.

Campanhas

Entre os destaques dos últimos meses estão as campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo, além das ações de combate à dengue e à tuberculose. As atividades movimentam as equipes de saúde de segunda a sexta-feira, além dos plantões de vacinação aos sábados e a busca ativa por bairros com maior incidência de casos de dengue.

“Por meio do programa Casa a Casa, iniciado em março, nossas equipes da Vigilância Epidemiológica identificam pessoas com doses em atraso e aplicam o imunizante seguindo o calendário vacinal. A ação  já visitou residências do Jardim América, Miray e Pequeno Coração”, destacou a secretária.

O saldo também é positivo quando o assunto é combate à dengue. Cerca de 4 mil imóveis foram visitados por meio do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa). A ação acontece desde o início de março com análise e identificação de possíveis focos de proliferação do mosquito. Ainda estão previstas as campanhas de combate à sífilis e à mortalidade infantil com busca ativa e trabalho de conscientização.

Os destaques incluem o avanço das medidas de planejamento familiar com as cirurgias de vasectomia e laqueadura. Apenas na campanha de implantação do dispositivo intrauterino, conhecido como DIU, 204 famílias foram contempladas nos três primeiros meses deste ano, superando o número de procedimentos feitos nos últimos anos (15 em 2020 e 31 em 2021).

O prefeito Eduardo Boigues pontuou a eficiência das ações da Saúde. “Queremos proporcionar um atendimento integrado e eficiente para que os pacientes percebam as melhorias. Com trabalho sério e comprometimento, já adianto que os próximos meses serão de muitas realizações na cidade”, concluiu.

Foto: Dayane Oliveira

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Fundo Social de Itaquá realiza almoço com as noivas do Casamento Comunitário 2025

O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba realizou, nesta semana, um encontro com as 40…

15 horas ago

Projovem Itaquá abre inscrições para cursos profissionalizantes na próxima segunda (28)

O Projovem de Itaquaquecetuba vai abrir, na próxima segunda-feira (28), inscrições de dez cursos profissionalizantes…

15 horas ago

Cultura de Itaquá sedia encontro regional do Plano Estadual do Livro e Leitura

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba sediou, nesta semana, o Polo de Escuta do Plano…

15 horas ago

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Mogi são empossados para biênio 2025/2027

A prefeita Mara Bertaiolli deu posse aos novos membros do Conselho Municipal de Saúde, eleitos…

15 horas ago

Niterra do Brasil oferece vagas remanescentes em curso gratuito com apoio do Fundo Social

O curso de capacitação profissional gratuito de Design com Metais por meio da utilização da…

15 horas ago

Inscrições para eleição do COMOMA estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de abril

As inscrições para as entidades da sociedade civil interessadas em participar da eleição do Conselho…

15 horas ago