Advogados, bacharéis e estudantes de direito se reuniram, na última sexta-feira (07), para iniciar um projeto pioneiro contra fake news em Ferraz. O evento, que contou com a participação de Juliane Gallo, bacharel em direito e pré-candidata à prefeita de Ferraz de Vasconcelos, pretende monitorar e denunciar fake news em época de campanha eleitoral de todos os candidatos que se sentirem caluniados ou tiverem notícias falsas veiculadas contra sua imagem. Nesta semana o projeto já foi protocolado e será levado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
As denúncias, que poderão ser feitas através de uma página nas redes sociais com o nome de ‘FakeNews Alto Tietê’, serão analisadas pelo grupo de juristas voluntários e anexadas para futura denúncia formal e processo judiciário. “É importante frisar que essas mentiras são financiadas por alguém e, é possível, que a origem desse dinheiro seja ilícita. Queremos conscientizar a população que os financiadores desse tipo de conteúdo não merecem estar na política e essa atitude é um reflexo da sua forma de governar” complementa Juliane Gallo, vítima de fake news no início deste mês.
Além da lei que configura fake news como crime, também existe a lei de Denunciação Caluniosa, em vigor desde 2019, com finalidade eleitoral. A iniciativa irá explicar como identificar quando uma notícia é sem fundamento e se encaixa como fake news ou é considerada liberdade de expressão. O grupo também indicará fontes confiáveis para checar alguma notícia antes de compartilhar nos grupos de amigos e redes sociais.
“É importante conscientizar as pessoas para a não propagação de inverdades. Por mais que o caluniado tenha direito de resposta, essa informação pode alcançar bem menos pessoas, além de não ser garantido que chegue às mesmas que tiveram acesso a mentira” explica a advogada, especialista em direito eleitoral, Laís Prado, voluntária do projeto.
O Fake News Alto Tietê irá auxiliar qualquer candidato, de todos os partidos, que se sentirem caluniados no período eleitoral. “Os ataques não são direcionados a apenas um candidato. Nosso objetivo é denunciar as mentiras de um modo geral. O Fake News Alto Tietê é um projeto inovador que vai além de partidos políticos” ressalva Juliane Gallo.
Todos que quiserem compartilhar, denunciar ou fazer parte do grupo de voluntários podem entrar em contato pelas páginas no Facebook “Fake News Alto Tietê” e Instagram @fake.não.ferraz ou pelo Whatsapp (11) 93400-9410.