Divulgação
Até sexta-feira (15/07), cerca de 600 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas municipais e creches da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participarão da capacitação “Preparações do Cardápio – Receituário Padrão”, promovida pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE) da Secretaria Municipal de Educação. As atividades acontecem na Escola de Empreendedorismo e Inovação no Centro.
Desde segunda-feira (11/07), os profissionais estão divididos em grupos nos períodos da manhã e tarde. Esta é a quarta capacitação oferecida pelo DAE neste ano. Desde fevereiro foram abordadas as diretrizes para a confecção dos cardápios e sua execução, além dos cuidados na cozinha. A formação desta semana abordou o receituário padrão e também como deve ser feito o corte de frutas para cada faixa etária.
O receituário é um documento que possui as receitas presentes nos cardápios enviados a todas as unidades escolares. “Esse processo é muito importante. Mesmo sendo atividades do dia a dia, é preciso seguir uma rotina e um processo para otimizar o trabalho e minimizar problemas. Assim, pensamos nessa capacitação sobre este documento que é exigido em todas as cozinhas”, disse a nutricionista do departamento, Bruna Mariana Braga.
A programação também contou com um momento de escuta dos profissionais, em que eles apontavam ações positivas, sugestões e pontos a serem melhorados. “É um momento para compartilhar e conversar. O resultado tem sido muito positivo, recebemos ideias e sugestões bem interessantes para aprimorar o trabalho”, disse o diretor do DAE, Caio Lage. Os resultados serão tabulados e analisados pela equipe do departamento.
Formação para equipe técnica
A equipe técnica do DAE participou na semana passada de um workshop e treinamento sobre proteínas vegetais do Programa Segunda sem carne com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Na sede do departamento em Braz Cubas, as profissionais acompanharam o preparo de receitas e receberam informações sobre a iniciativa.
A formação inicia uma parceria entre a Secretaria de Educação e a SBV para a oferta de uma alimentação mais sustentável para os alunos da rede municipal de ensino. Desde 2014, as escolas municipais substituem a carne às segundas-feiras. Além da equipe técnica e gestora do DAE, participaram da formação a secretária municipal de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos e a adjunta da Pasta, Andrea Souza.
A Prefeitura de Poá anunciou nesta sexta-feira (02/05) o encerramento da designação do vice-prefeito Delegado…
Com muito trabalho e dedicação, chegamos ao mês de maio com os 100 primeiros dias…
Nesta quinta-feira (1°), feriado de Dia do Trabalho, a Prefeitura de Arujá, em parceria com…
Já é tradição: em todo dia 1º de maio a Prefeitura de Guararema organiza a…
Além de parabenizar todas as pessoas que exercem um papel fundamental no comércio, no setor…
A Prefeitura de Itaquaquecetuba reinaugurou nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalhador, o Terminal Urbano Engenheiro…