Os alunos da Escola Municipal Antônio Marques Figueira tiveram o primeiro contato com os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e que executam o projeto Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard). A ação, em parceria com a Secretaria de Educação de Suzano, é direcionada aos alunos de 11 e 12 anos da unidade e será continuada por outras sete edições, todas as quintas-feiras.
O primeiro dia de encontro ocorreu em 28 de abril (quinta-feira) teve a apresentação dos guardas e das crianças, com a introdução de seus nomes, idades e suas expectativas para as atividades. Em paralelo, os estudantes puderam satisfazer a curiosidade de conhecer os equipamentos utilizados pela corporação, como coletes balísticos, uniformes e algemas.
Esta foi a primeira de oito aulas programadas para contemplar aproximadamente 250 alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola, visando o desenvolvimento socioemocional e a descoberta de noções e deveres enquanto integrantes da sociedade, trabalhando questões como o combate ao uso de drogas na adolescência.
Segundo o subcomandante André Alves da Silva, um dos GCMs que está à frente do Guard, o trabalho é progressivo e visa construir uma visão com os jovens. “O primeiro encontro foi muito positivo, sentimos os alunos muito abertos para dialogar com a gente, e isso é muito bom para o que queremos passar para eles”, comentou.
Para a comandante da GCM, Rosemary Caxito, o desenvolvimento do projeto mostra o compromisso da guarnição com os cidadãos. “Assim como na apresentação do projeto para os responsáveis, ressalto que o principal é ajudar na construção cidadã dessas crianças. Da nossa parte, ficamos muito contentes em criar essa proximidade com elas, pois nosso dever parte da premissa de servir a população e oferecer todo o auxílio possível”, pontuou.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, o apoio da GCM é muito importante para a formação dos alunos enquanto cidadãos. “Além de ser uma experiência diferente, estar junto com os agentes é benéfico à medida que as crianças tomam contato com conceitos mais práticos de cidadania, por isso agradeço a Secretaria de Segurança Cidadã e toda a equipe envolvida”, comentou.