Guararema

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema participam de aula-passeio em exposição de arte

Estudantes da Escola Municipal Sylvio Luciano de Campos conheceram e participaram de oficina com o artista Lucio Bittencourt, que expõe esculturas gigantes no Parque Deoclésia

Além de levar esculturas gigantes ao Parque de Lazer “Professora Deoclésia de Almeida Mello”, a exposição “Monumentos de Lucio Bittencourt”, que esteve em cartaz desde o início de março, também proporcionou momentos de integração com os alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema. Nesta terça-feira (16), alunos da Escola Municipal Sylvio Luciano de Campos participaram de uma aula-passeio no local.

Após embarcar em um ônibus na escola, no bairro Freguesia da Escada, a primeira parada foi o auditório da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, no Centro. Por lá, os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental assistiram ao documentário ‘A Arte de Lucio Bittencourt e Rodrigo Bittencourt’, de Robson Regato e Lailson Santos.

Na sequência, acompanhadas do artista Lucio Bittencourt, as crianças foram ao Parque Deoclésia para ter contato direto com a arte, com direito a bate-papo e interação com o próprio artista.

E então veio a parte “mão na massa”. A pé, todos seguiram até a Ilha Grande, onde, no Núcleo de Educação Ambiental (NEA), foi realizada uma oficina de arte.

Entre peças previamente separadas por Lucio Bittencourt, cada criança pôde escolher alguns itens de metal, para que o artista fizesse uma escultura, com o tema da obra também escolhido pelos alunos.

Assim, individualmente, foram produzidos cavalos, pássaros e outros animais em aço inox, com soldas realizadas à distância segura dos alunos, que utilizaram todos os equipamentos de segurança necessários.

Todos receberam também um kit lanche nutritivo, composto de frutas como maçãs e bananas.

“A aula-passeio foi pensada para que os nossos alunos entrassem em contato direto com arte e artista e embarcassem em um universo único, desenvolvendo características importantes com senso crítico, sensibilidade e criatividade”, avalia a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Realizadas em parceria com a exposição, que tem apoio da Prefeitura de Guararema e realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, via edital 13/2023 do Programa de Ação Cultural (ProAC), as atividades foram acompanhadas pela professora da turma e também por um representante da Secretaria Municipal de Educação.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebe palestra de conscientização do Outubro Rosa

O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…

1 mês ago

Última semana para visitação da exposição Ferraz Antiga no Castelo

Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…

1 mês ago

Tarcísio declara apoio a Lucas Sanches no 2º turno em Guarulhos-SP

Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…

1 mês ago

Patteo Urupema Shopping traz brincadeiras de rua em atração gratuita no sábado

Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…

1 mês ago

Suzano lança chamamento público para interessados em atuar no Mercado Municipal

Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…

1 mês ago

Defesa Civil do Estado alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta e domingo em SP

Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…

1 mês ago