Com o objetivo de diminuir o consumo de energia elétrica e ofertar mais segurança aos moradores, a Prefeitura de Guararema vem substituindo gradativamente as lâmpadas convencionais da iluminação pública por luminárias LED.
Como resultado, de acordo com os dados disponibilizados pela EDP, no comparativo entre os anos de 2018 e 2020, o município registrou uma queda de mais de 5% no consumo de energia elétrica.
Tal redução é resultado direto destes investimentos na implantação de equipamentos mais eficientes energeticamente, que geram inúmeros ganhos à população e ao meio ambiente. Isso porque, uma vez que estes dispositivos possuem vida útil maior em relação às luminárias convencionais, são gerados menos resíduos relacionados ao descarte. Além disso, estas luminárias, no fim de sua vida útil, apagam gradativamente, evitando deixar o local totalmente escuro.
O trabalho de melhorias na iluminação pública já atendeu vários pontos de diversos bairros como Centro, Itaoca, Itapema, Nogueira, Fukushima, Ipiranga, Vale dos Eucaliptos, Jardim Dulce, Parateí e Lambari.
“A Prefeitura tem uma preocupação grande em tornar Guararema mais econômica e sustentável, exemplo disso é a ampliação dos pontos com as lâmpadas LED”, explica o diretor de meio ambiente, Leandro de Leon Santos. “Além de não possuir materiais danosos ao meio ambiente, o número de luminárias que são descartadas é muito menor, já que sua duração é superior às convencionais”, completa o representante da Pasta.
Os recursos utilizados para as melhorias são provenientes da Contribuição da Iluminação Pública (CIP) realizada pela população, cujo valor varia de cada residência.
Redução de consumo energético nas escolas
Com a implantação do sistema fotovoltaico, escolas administradas pela Prefeitura de Guararema também vêm apresentando reduções significativas no consumo de energia elétrica.
Por meio destes investimentos, as Escolas Municipais Getúlio Vargas e Sylvio Luciano Campos apresentaram redução de mais de 50% no consumo de energia descrita na conta de luz, gerando economia aos cofres públicos e auxiliando na preservação do meio ambiente.
As melhorias foram realizadas no final de 2019, quando as unidades foram contempladas pela Prefeitura com a implantação de um sistema de energia solar, para abastecimento parcial do prédio.
“O uso de sistemas fotovoltaicos é um exemplo de sistemas eficientes, pois a energia solar é limpa e renovável”, explica e prefeito Zé. “Com a implantação destes sistemas nas escolas municipais geramos ganhos ao meio ambiente e diminuímos os gastos com a conta de luz, economia importante para o município”, completa.
Além disso, a energia excedente gerada pelos sistemas fotovoltaicos é injetada na rede de distribuição do município. Desde a implantação dos mecanismos nas unidades de ensino, as duas escolas já injetaram mais de 3 mil kwh.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…