Neste sábado (10/09), o prefeito Caio Cunha, ao lado de autoridades e lideranças de bairro, entregou a reforma e a ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Tereza. Além da revitalização, a unidade ganhou novas salas e um espaço mais amplo. Com investimento de R$ 664 mil, a capacidade de atendimento da UBS passará de 1.400 para 1.800 por mês.
O prefeito destacou a importância da revitalização do prédio para a comunidade e os profissionais. “Esta reforma e ampliação valoriza não os moradores que já utilizavam o equipamento, mas também os próprios profissionais”, disse. O evento também contou com a vacinação contra a poliomielite e atendimento em auriculoterapia (técnica semelhante à acupuntura).
O investimento é resultado de recursos de emendas dos deputados Orlando Silva e Alex Manente (federais) e Delegado Bruno Lima (estadual), além de contrapartida do município. Em cerca de sete meses de trabalho, a unidade recebeu a troca de telhado e piso, pintura, instalação elétrica, hidráulica e rede em todos os ambientes, acessibilidade e ampliação das salas de vacina e de curativo, almoxarifado de insumos, farmácia e estacionamento de funcionários. Outra novidade é um segundo consultório de ginecologia e a implantação de banheiros nos dois consultórios.
Com a obra também foram criados dois espaços exclusivos para coleta laboratorial e orientações, reforçando o caráter preventivo da Unidade Básica de Saúde. “Precisamos difundir na sociedade que cada um dos equipamentos de saúde tem sua finalidade. Muitos acabam procurando as UPAs e serviços de pronto atendimento, quando poderiam fazer o tratamento nas UBS”, explicou o prefeito, que também destacou a criação de novos leitos em outras cidades para desafogar a rede de saúde de Mogi das Cruzes.
Estiveram presentes a vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler, o secretário municipal de Saúde Zeno Morrone Jr, secretários municipais, moradores e lideranças. A Câmara Municipal foi representada pelos vereadores Pedro Komura, Edson Alexandre Pereira, Johnross Jones Lima, Vitor Shozo Emori e Malu Fernandes.