A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, na sessão ordinária de terça-feira (27), uma Moção n° 13/2024, de autoria de todos os vereadores, que apela à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) para que sejam aumentados os trajetos de trens que viajam diretamente à Estação Estudantes, sem baldeação em Guaianazes ou Suzano.
Conforme relatos de passageiros, desde o final do ano passado, o número de composições ferroviárias que fazem o percurso diretamente até Mogi das Cruzes diminuiu consideravelmente.
Com a redução, a espera pelo trem nas plataformas da Estação Estudantes, que antes era de três minutos em média, agora passou a ser de cerca de 15 minutos.
A Linha 11-Coral, que liga Mogi a São Paulo, recebe diariamente 520 mil passageiros, que viajam para trabalhar, estudar e passear.
Inês Paz (PSOL) reforçou a necessidade de cobrar o apoio de políticos da região. “Essa situação está um caos. Lutamos tanto pela extensão da linha férrea em Cezar de Souza, mas não somos ouvidos. É necessário ampliar a articulação política, inclusive com uma participação mais ativa do prefeito. Os trabalhadores estão sofrendo muito”.
Edson Santos (PSD) também lamentou o que vem ocorrendo, ainda mais depois que a CPTM havia anunciado, em 2019, o fim da baldeação na Linha 11-Coral. “Foi uma batalha enorme eliminar a baldeação em Guaianazes. Não bastasse a volta desta última baldeação, os mogianos agora sofrem com mais uma, que é a parada em Suzano. O governador está faltando com o respeito com a nossa cidade”.