Alunos aprendem com brinquedos e experiências sobre as formas de energia e como economizar. Concessionária de energia faz ação de conscientização em escola municipal de Ferraz
Alunos da rede municipal de Ferraz de Vasconcelos estão aprendendo de uma forma divertida e prática sobre a importância de se economizar energia elétrica. O aprendizado começa em sala de aula. Todos confeccionaram um catavento.
A professora Cristiane da Silva Batestine explica que a atividade faz parte do conteúdo dos alunos do 3º B da Escola Municipal Luciano Polleti. “Ideia é para eles verem como um material simples se transforma em energia. Energia mecânica se transformando, na usina seria, em energia elétrica. É um brinquedo para poder chamar a atenção da criança para a parte de energia eólica.”
A atividade é uma das várias etapas do programa Boa Energia nas Escolas, em parceria com a concessionária de energia que atende a cidade. Na semana passada a turma recebeu o caminhão do projeto que traz uma série de experiências práticas relacionadas à produção de energia. “Eles começaram a perceber como a energia elétrica ela é transformada através do movimento. Eles ficaram encantados, os experimentos, como da bicicleta chamaram bastante a atenção deles. O movimento de sabe a energia do corpo deles chamou bastante a atenção”, destaca a professora.
E ter esse contato na prática chamou a atenção da criançada. “Eu aprendi sobre a energia eólica, a energia hidrelétrica e a energia solar”, lembra Paolo Cardoso Moreira, de 9 anos.
Com a curiosidade aguçada a professora continua com os conteúdos em sala de aula. “É um trabalho contínuo de você poder fazer a economia da energia e o uso consciente dela. Então, as crianças estão sendo levadas, para eles olharem as contas de luz, começar a envolver a família nesse projeto. Porque a criança aqui vai ver como a energia elétrica, ela chega até a casa dela. Na casa dela, ela precisa conscientizar a família que é um processo onde você precisa ter a economia dentro de casa para apagar a luz, todos colaborarem, utilizando os aparelhos eletrodomésticos que não estiver usando tirar da tomada. E elas são fiscais dentro de casa. A ideia do nosso projeto é que elas multipliquem em casa para as famílias para a gente poder abaixar o consumo de energia, principalmente no verão.”
Aprendizado que não fica só nos muros da escola. “Toda hora que a gente sai, quando a minha mãe não apaga a luz eu apago. Desligo a TV e deixo tudo apagado quando eu vou sair”, afirma o aluno Pietro Oliveira de Carvalho.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…