Itaquaquecetuba

Aprovado, Plano Municipal de Habitação de Itaquá promove o planejamento urbano para os próximos 10 anos

A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Habitação, concluiu o Plano Municipal de Habitação (PMH), um marco para o desenvolvimento urbano e social do município. O documento está integrado ao Plano Diretor Estratégico (PDE), que traz diretrizes para o crescimento sustentável da cidade pelos próximos dez anos.

O PMH é resultado de um processo participativo e técnico que envolveu diagnósticos detalhados, audiências públicas e a colaboração entre o poder público e a sociedade civil. Sua proposta é reduzir o déficit habitacional, promover a regularização fundiária e garantir acesso à moradia digna para as famílias da cidade, alinhando-se às metas de desenvolvimento sustentável previstas no PDE.

A construção do PMH e do PDE teve como ponto alto a “Conferência da Cidade – Itaquá 100 anos”, evento sobre o futuro da cidade envolvendo habitação, sustentabilidade, mobilidade, além de programas federais e estaduais de desenvolvimento urbano.
O encontro também marcou a eleição do Conselho da Cidade, com representantes do poder público e da sociedade civil, fortalecendo o papel do planejamento participativo na definição de prioridades para Itaquá.

A elaboração do PMH contou com três audiências públicas que foram fundamentais para garantir transparência e diálogo. A primeira apresentou um diagnóstico abrangente sobre a realidade habitacional do município, a segunda as estratégias para o desenvolvimento urbano e habitacional sustentável, e a terceira os ajustes finais do plano, considerando as contribuições da população.

“O PMH foi feito para termos um retrato da situação habitacional do município e com isso conseguirmos criar instrumentos para combater o déficit de moradia”, comentou a secretária de Habitação, Ângela Quirino.

A discussão foi baseada na integração social, saneamento, saúde, educação, mobilidade e políticas públicas continuadas, fundamentando a criação de macrozonas, que são zonas de expansão urbana, de qualificação e de preservação, previstas no PDE e que serão complementadas por novas leis de zoneamento.

“Foi trabalhoso, desafiador e gratificante refazer algo que estava defasado, que entregava uma legislação ultrapassada e dificultava o progresso da cidade. Agora temos um norte, uma diretriz do que queremos nos próximos anos”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues. O PMH pode ser acessado pelo link: cutt.ly/we4bkJLM.

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Patteo Urupema Shopping recebe festival de criatividade com diversas atrações gratuitas

A partir desta segunda-feira e até o próximo domingo, de 21 a 27 de abril,…

11 horas ago

“Festival Arte e Amor” é a nova atração no Suzano Shopping

O “Festival Arte e Amor” chega ao Suzano Shopping para uma temporada com exposição de…

2 dias ago

Recuperação do gramado é concluída e Nogueirão está pronto para receber jogos

Os trabalhos de recuperação do gramado do estádio municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram…

2 dias ago

Semae Mogi das Cruzes recebe grupo de alunos da rede municipal

O Semae Mogi das Cruzes recebeu, nesta quinta-feira (17/04), a visita de 21 alunos da…

2 dias ago

Mogi das Cruzes recebe investimento para 285 novas moradias

O Governo de São Paulo anunciou nesta semana, por meio do Programa Casa Paulista, um…

2 dias ago

Prefeitura discute revitalização do centro com comerciantes e empreendedores de rua

A prefeita Mara Bertaiolli, juntamente com o vice Téo Cusatis, recebeu na manhã desta quinta-feira…

2 dias ago