Mogi das Cruzes

Aprovado título de Cidadã Mogiana à cantora Henriette Fraissat

Vereadores da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovaram em sessão ordinária nesta quarta-feira (13) o Projeto de Decreto Legislativo nº 27/2021, de autoria do vereador Edson Santos (PSD), que concede à cantora Henriette Maria Fraissat Barbosa o título Honorífico de Cidadã Mogiana. No ano passado, a artista, então com 73 anos, foi destaque ao participar do programa de televisão da Rede Globo “The VOICE + 60”. Nesse reality, ela foi uma das finalistas.
“Henriette coleciona apresentações, sempre com recorde de público. Com sua participação no The VOICE + 60, ela representou com brilhantismo inigualável nossa Mogi”, justificou o vereador autor da homenagem. Henriette foi a primeira solista popular da Orquestra Sinfônica de Mogi e realizou inúmeras apresentações no Theatro Municipal Vasques, como o show de lançamento de seu primeiro CD “Sons e Tons“, gravado no Estúdio Municipal de Áudio e Música (Emam) em 2018.
“É fácil encontrar nossa querida Henriette ajudando em causas sociais, angariando fundos e agregando pessoas para eventos beneficentes. Essa é a maior honraria da Casa e é entregue para pessoas que amam Mogi das Cruzes, e Henriette merece com todas as letras esse título”, elogiou Maurinho do Despachante (PSDB).
Mauro Yokoyama (PL) lembrou que dividiu o palco com ela e exaltou sua excelente atuação no programa “The Voice +60“, bem como reafirmou seu apoio parabenizando o vereador Edson Santos (PSD).
“Agradeço as palavras dos colegas pela aprovação. Realmente Maurinho foi pontual ao lembrar que Henriette sempre se doou nos eventos beneficentes e coloca sua voz a serviço do outro. Sem dúvidas representou muito bem Mogi das Cruzes, elevando o nome da cidade através da arte”, disse Edson Santos (PSD).
Fazendo coro com os edis, Inês Paz reconheceu não só a participação da homenageada no programa de TV, mas, principalmente pela pessoa que ela é, da mulher que ela é e que tendo entrado na terceira idade não perdeu sua força e vitalidade, merecendo o título de cidadã mogiana.
Biografia
Henriette Maria Fraissat Barbosa nasceu em 05 de maio de 1948 na cidade. Aos 11 anos, descobriu a paixão pela música, o dom do canto, quando cursava aulas de piano. Em 1967, a artista ingressou no curso de enfermagem. A cantora é mãe de quatro filhos: Fabio Joseph, 53 anos; Maurício Alexandre, 51, João Augusto, 48 anos e a caçula, Maria Eugênia, de 47.
No ano de 1981, Henriette morava na cidade de Taubaté e viajava até São Paulo todos os dias para ministrar aulas. No mesmo ano, seu esposo José Pinto foi transferido para Mogi das Cruzes pela empresa Cobal, onde trabalhava. Assim, Henriette veio conhecer a Cidade e, ao descer a serra, “visualizou as luzinhas” de Mogi e sentiu que criaria seus filhos neste Município.
Desse modo, inspirada nas belezas das terras mogianas, ela criou uma canção-toada, batizada de Andariá, hoje presente no seu CD.  Em 1988, já separada, foi a um local onde havia música ao vivo e os músicos do local a convidaram para uma canja. A partir desse momento, a enfermeira virou cantora, dando vazão ao antigo sonho de se tornar artista. Além da veia artística, Henriette é avó de nove netos, dos quais seis nasceram em Mogi.
Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Central de Segurança Integrada de Suzano ultrapassa 7 mil atendimentos em seis anos

A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que fica no subsolo do Paço…

18 horas ago

Câmara de Suzano sedia aulas de Direito para cerca de 100 alunos do Centro Universitário Piaget

A Câmara de Suzano sediou ontem (8) duas aulas do curso de Direito do Centro…

18 horas ago

Mães e filhos ganham cuidados especiais e diversão no Suzano Shopping

A programação especial do Suzano Shopping em celebração ao Dia das Mães continua neste fim…

18 horas ago

Mulheres aprendem técnicas de artes marciais para se defender de violência nas ruas e em casa

Como se livrar de um possível ataque na rua - como roubo, assalto e tentativa…

18 horas ago

Em Guararema, o Cartão de Estacionamento agora também pode ser emitido pelo aplicativo CDT

Em Guararema – e em todo o território nacional, pessoas idosas (acima de 60 anos)…

18 horas ago

Guararema lança Programa Literário “Desenrolando Histórias” para crianças do Berçário ao 5º ano

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta semana o…

18 horas ago