Quarta-feira, Maio 8, 2024
27.6 C
São Paulo
Quarta-feira, 8 Maio ,2024

Arujá começa a vacinar crianças de 10 a 14 anos contra a dengue

- Continua depois da publicidade -
Portal Agua 360

Imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 16h. Arujá começa a vacinar crianças de 10 a 14 anos contra a dengue

O imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), das 8h às 16h.
Para receber a vacina, é necessário apresentar o RG e CPF ou certidão de nascimento, além da carteirinha de vacinação da criança. Vale lembrar que os responsáveis devem acompanhar o menor durante o procedimento.

A Qdenga (TAK-003) é um imunizante contra a dengue desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. O registro do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023.
A vacina contém vírus vivos atenuados da dengue. Por isso, ela induz respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.
O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

De acordo com a Anvisa, a Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos. Não foram feitos estudos para avaliar a eficácia da vacina em pessoas com mais de 60 anos.
Além disso, podem se vacinar com a Qdenga tanto quem já teve dengue, quanto quem nunca foi infectado. Essa é a primeira vacina liberada no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.
Mas não podem ser imunizados com a vacina quem tem alergia a algum dos componentes, quem tem o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, ou gestantes e lactantes.
A Qdenga tem efeitos colaterais?
Os estudos clínicos mostraram que pode haver reações, geralmente, dentro de dois dias após a injeção. As reações registradas foram de gravidade leve a moderada e duraram 1 a 3 dias.
🚨 Atenção: essas reações NÃO tornam o imunizante contraindicado se aplicado no público correto.
Foram relatadas com maior frequência:
dor no local da injeção (50%);
dor de cabeça (35%);
dor muscular (31%);
vermelhidão no local de injeção (27%);
mal-estar (24%);
fraqueza (20%);
febre (11%).
As reações são menos frequentes após a segunda dose da Qdenga.

InícioAlto TietêArujá começa a vacinar crianças de 10 a 14 anos contra a...
- Advertisment -
Portal Agua 360
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?