Arujá

Arujá sediará Seminário do Autismo SP e representará o Alto Tietê em debate nacional

Arujá será palco de um importante debate sobre inclusão, direitos e políticas públicas voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No dia 24 de julho, às 18h, o município receberá o Seminário do Autismo SP, no Lions Clube de Arujá, em uma iniciativa articulada pelo vereador Caio Mãos Solidárias (União).

O evento reunirá educadores, profissionais da saúde, especialistas, representantes da sociedade civil, famílias atípicas e autoridades públicas para discutir avanços e desafios relacionados ao atendimento das pessoas autistas. A principal autoridade confirmada é o deputado federal Fernando Marangoni (PODE/SP), relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados responsável pela atualização da Política Nacional para Pessoas com Autismo e pela construção do novo Estatuto do Autismo, também chamado de Estatuto da Neurodiversidade.

Com isso, Arujá passa a representar o Alto Tietê em um debate de alcance nacional, levando as demandas, experiências e necessidades da região para contribuir com a construção de um novo marco legal voltado às pessoas autistas no Brasil. Atualmente, a comissão especial trabalha na unificação de mais de 70 projetos de lei em um único estatuto moderno, atualizado e construído de forma participativa.

Segundo o vereador Caio Mãos Solidárias, o principal objetivo é garantir que a voz das famílias do Alto Tietê esteja presente na formulação das futuras políticas públicas nacionais. “O Alto Tietê precisa participar ativamente desse debate nacional. Queremos levar a realidade das nossas famílias, dos educadores, dos especialistas e das pessoas autistas para contribuir com a construção de políticas públicas mais modernas, inclusivas e eficientes”, destacou.

Além das discussões sobre diagnóstico precoce, acesso a terapias e atualização da legislação, o seminário abordará temas como apoio às famílias e aos cuidadores, fortalecimento da rede de atendimento e políticas públicas voltadas à promoção da inclusão e da autonomia das pessoas com TEA.

O evento possui vagas limitadas e oferecerá certificado de participação. “Embora não tenha caráter de curso, o seminário foi concebido como um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva, permitindo que os participantes apresentem sugestões e experiências que poderão subsidiar os trabalhos da comissão especial no Congresso Nacional”, lembrou o parlamentar.

O seminário integra uma série de encontros realizados em diferentes cidades do Estado de São Paulo e Arujá será a sétima cidade a receber a iniciativa, consolidando-se como referência regional na discussão sobre inclusão, diagnóstico precoce, acesso a terapias e fortalecimento da rede de apoio às pessoas com TEA.

Durante a coletiva, o vereador também destacou ações e propostas que vêm sendo desenvolvidas em Arujá para ampliar o atendimento às pessoas autistas, entre elas a criação de salas sensoriais em equipamentos públicos, a elaboração do Estatuto Municipal da Pessoa Autista, estudos para implantação de um centro especializado de atendimento e a construção de um projeto que prevê isenção de IPTU para famílias atípicas.

Atuação na área

Fisioterapeuta de formação, com prática na área de neuropediatria e atendimento a crianças atípicas, Caio ressaltou que sua atuação na causa antecede a vida pública. Segundo ele, a experiência profissional e o trabalho social desenvolvido ao longo dos anos reforçaram a necessidade de ampliar as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias.

Atualmente, o Brasil conta com a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. De acordo com dados do IBGE, cerca de 2,4 milhões de brasileiros possuem diagnóstico de TEA, embora especialistas estimem que esse número possa ultrapassar 6 milhões de pessoas.

A atualização da legislação nacional busca adequar as políticas públicas à realidade atual do diagnóstico e do atendimento às pessoas autistas, fortalecendo garantias relacionadas ao diagnóstico precoce, acesso a tratamentos, inclusão educacional, inserção social e apoio às famílias.

SERVIÇO

Seminário do Autismo SP – Arujá

Data: 24 de julho de 2026
Horário: 18h
Local: Lions Club de Arujá

Ingressos gratuitos: devem ser adquiridos antecipadamente pelo link disponível no Instagram @caomaossolidarias.

Bruno Martins

Recent Posts

TSE inicia análise urgente de 28 ações de propaganda eleitoral negativa em plenário virtual

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia julgamento virtual de 28 ações sobre propaganda eleitoral negativa,…

3 minutos ago

Arujá participa de debate na Unicamp sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O município de Arujá participou, no último dia 19 de junho, de uma roda de…

35 minutos ago

Hapvida inaugura novo Centro de Pesquisa Clínica e reforça aposta na inovação em saúde

A Hapvida inaugurou nesta terça-feira (23) seu novo CPC (Centro de Pesquisa Clínica), um espaço…

42 minutos ago

Legislativo de Suzano aprova 16 propostas e define pauta antes do recesso

Vereadores de Suzano aprovam 16 itens legislativos, incluindo emenda à Lei Orgânica e projetos sociais,…

43 minutos ago

Na última sessão ordinária do semestre, vereadores de Suzano aprovam 16 itens

Na última sessão ordinária antes do início do recesso parlamentar, realizada ontem (23), os vereadores…

46 minutos ago

Centro de Segurança Integrada (CSI) de Guararema completa 10 anos de atuação

O Centro de Segurança Integrada (CSI) “Reinaldo Reis da Silva” de Guararema completa 10 anos…

50 minutos ago