A Central de Segurança Integrada (CSI) de Suzano segue com monitoramentos constantes por diversos pontos estratégicos. Responsável pelo acompanhamento das imagens captadas pelas 76 câmeras de segurança espalhadas pela cidade, o órgão flagrou na última sexta-feira (26/11) um assalto em uma farmácia da rua Benjamin Constant. Equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram imediatamente acionadas e perseguiram o carro dos criminosos até Guarulhos, onde eles se acidentaram e fugiram por uma área de mata.
O caso teve início durante a madrugada, por volta de 1h45. Em checagem de rotina pelos equipamentos da área central, um agente avistou dois homens em comportamento suspeito. Tendo em vista o horário atípico para a movimentação e a postura apreensiva da dupla, ele optou por continuar a observá-los. Poucos minutos depois, eles invadiram um comércio, retiraram dois sacos cheios de produtos e dinheiro e fugiram em um carro. O guarda municipal acompanhou o trajeto dos criminosos pelas câmeras e acionou uma viatura próxima para interceptá-los.
A equipe da GCM alcançou os suspeitos próximo ao Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21). Os guardas ordenaram a parada, mas foram ignorados pela dupla, que iniciou fuga em alta velocidade. Uma viatura da Polícia Militar (PM) entrou na perseguição para prestar apoio. Continuando pela rodovia Ayrton Senna (SP-70), o veículo foi seguido até o município de Guarulhos, onde o condutor perdeu o controle e caiu em uma ribanceira.
Os dois indivíduos sobreviveram à queda e fugiram por uma área de mata densa. Mesmo com o apoio aéreo do grupamento Águia da PM e vistorias nas redondezas, eles não foram encontrados. As forças de segurança seguem em busca dos foragidos. Por fim, o automóvel utilizado no crime e todas as mercadorias roubadas foram apreendidas.
O secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, destacou os impactos positivos do CSI para o fortalecimento das ações, atuando no apoio estratégico da GCM e das Polícias Civil e Militar. “O acompanhamento em tempo real das ruas tem nos permitido identificar e agir diante de uma série de crimes, garantindo rápido tempo de resposta e evitando que os suspeitos simplesmente fujam do local. A central de monitoramento está sempre atenta a todo tipo de movimentação atípica e é uma peça fundamental na linha de frente contra a criminalidade em Suzano”, concluiu.