A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu nesta sexta-feira (16/05) duas ações de conscientização sobre o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – em parceria com a Escola Municipal Coronel Almeida. Duas turmas do quarto e cinco anos do Ensino Fundamental, compostas por cerca de 100 alunos com idades entre nove e 10 anos, reuniram-se na sala de leitura da unidade de ensino, para aprender um pouco mais sobre como identificar e denunciar esse tipo de violação de direitos.
A ação começou com uma dinâmica, em que as crianças entenderam sobre a necessidade de, diante de alguma ocorrência negativa que tenha acontecido com si próprio ou com alguém que conheça, procurar alguém de confiança e relatar o que houve. Também foi exibido o filme “Que Corpo é Esse?”, uma parceria da Unicef com a Childhood, integrante do Projeto Crescer sem violência, que promove a autoproteção de crianças e adolescentes para diferentes faixas etárias.
A diretora de Proteção Social Especial, Adelene Carvalho Choairy, mai uma assistente social e uma psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Mogi das Cruzes, aproveitaram a oportunidade para falar às crianças sobre o CriaMundo, um serviço novo, que visa oferecer à criança e ao adolescente vítima de violência sexual atendimento imediato, acolhedor e diferenciado, com foco no procedimento de escuta especializada, em estreita articulação com órgãos do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, Segurança Pública, Saúde, Educação e Assistência Social, a fim de potencializar os recursos e assegurar celeridade e eficiência na aplicação das medidas protetivas.
Outra orientação passada aos alunos da EM Coronel Almeida foi a relação de canais para a denúncia de casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Assim, eles receberam informações sobre os Conselhos Tutelares, o Disque 100 – Direitos Humanos e a própria Polícia Militar, que também é uma porta de entrada para casos assim.
As ações na unidade de ensino fazem parte da campanha Maio Laranja, cuja missão é mobilizar, informar e convocar toda a sociedade para a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, a campanha marca o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em memória de Araceli Crespo, vítima de um crime bárbaro que até hoje permanece impune.
Em 2025, a campanha completa 25 anos, reforçando a urgência da mobilização permanente e o fortalecimento da rede de proteção à infância. A ação também enfatiza o papel essencial da rede de proteção, que envolve escola, família, serviços de saúde, assistência social, conselhos tutelares, Ministério Público, judiciário e sociedade civil.
O Maio Laranja fortalece o conceito de que a proteção de crianças e adolescentes é uma responsabilidade compartilhada. Assim, silenciar diante da violência se iguala a permitir que ela continue, portanto a denúncia é o primeiro passo para quebrar o ciclo do abuso. Também é dado destaque ao fato de que a violência contra crianças e adolescentes, muitas vezes, acontece no silêncio, de forma escondida, disfarçada e negligenciada. Justamente por isso, a informação e a escuta se tornam ferramentas poderosas de proteção e transformação.
Próximas ações
A programação da campanha Maio Laranja terá continuidade neste domingo (18/05), que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com uma ação de conscientização, mediante distribuição de material informativo, no Parque Centenário, das 9h às 13h. Além disso, ações alusivas à data e ao mês também estão sendo realizadas nos territórios, pelos equipamentos de execução direta e indireta da Secretaria de Assistência Social.