Quinta-feira, Maio 22, 2025
19.1 C
São Paulo
Quinta-feira, 22 Maio ,2025
- Continua depois da publicidade -

Assistência Social apresenta desafios e avanços nos 100 primeiros dias de gestão

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu, na manhã desta quinta-feira (22/02), a prestação de contas referente aos 100 primeiros dias de trabalho junto à atual gestão. O objetivo do encontro foi apresentar desafios encontrados, soluções adotadas, avanços já obtidos e também os próximos passos dentro do plano de trabalho articulado pela atual equipe. Tudo isso tendo em vista a constante qualificação dos serviços prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade do município.

A reunião contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, que deixou uma mensagem de agradecimento e incentivo a todos os trabalhadores diretos e indiretos da Secretaria. “O que nos une é o cuidado e a vontade de melhorar, de acertar e de fazer. A Assistência Social desenvolve um trabalho fundamental dentro da administração da cidade e agradeço muito pelo trabalho e comprometimento de cada um de vocês”, pontuou.

A estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Assistência Social foi o primeiro tópico apresentado. Conforme exposto, a Pasta atualmente é dividida em sete departamentos e oferta 30 serviços de execução direta, mais 47 de execução indireta – esses últimos geridos em parceria com organizações da sociedade civil.

Os departamentos que integram a Secretaria são: Gestão de Gabinete, Gestão Administrativa, Orçamentária e Financeira, Gestão de Parcerias, Proteção Básica, Proteção Especial, Gestão de Cadastro Único e Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também compõem a Pasta a Divisão de Recursos Humanos, divisão de parcerias, divisão administrativa e financeira, divisão orçamentária e contratos, divisão de infraestrutura, de almoxarifado, de frotas e divisão dos Conselhos Tutelares.

Entre os principais serviços e equipamentos vinculados à Assistência Social, estão sete unidades do CRAS, duas unidades do CREAS, os programas Criança Feliz, Conduz, CriaMundo, Centro POP, Serviço de Abordagem Social, Família Acolhedora, Vila Dignidade e a Central de Cadastro Único.

Após apresentação do arranjo administrativo da Pasta, passaram a ser exibidos os principais feitos dos primeiros 100 dias da atual gestão. Foram destacadas ações como a Operação Verão e ação emergencial de auxílio a mais de 120 famílias de regiões como Oropó e Jundiapeba, além do abrigamento temporário providenciado pela Prefeitura, que chegou a receber seis famílias por um breve período, até que elas puderam retornar para seus domicílios.

Também foram destacados os avanços na rede de atendimento a pessoas em situação de rua, o que incluiu a criação de uma sede administrativa para o Serviço de Abordagem Social, um novo Whatsapp para o recebimento de demandas por parte dessa mesma equipe e as melhorias estruturais que estão sendo feitas no Centro POP.

Outros feitos pontuados foram os mutirões Cadastro Único nos bairros, o lançamento do programa Bolsa Cuidados, a nova plataforma de inscrição do programa municipal de Aprendizagem e o retorno dos Conselhos Tutelares aos territórios de referência.

A secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, falou sobre alguns pontos de atenção identificados, como falta de equipe em programas e equipamentos não garantido o atendimento minimo, demanda reprimida de atendimentos sociais e entregas aquém da capacidade em programas de transferência de renda, além da retomada  das visitas de acompanhamento periódico nas organizações da sociedade civil e articulação dos recursos para a capacitação do CriaMundo.

Para solucionar o que foi mapeado, a Secretaria vem adotando uma série de providências, como o emprego de novos instrumentais para melhorar o fluxo de atendimento, implementação de novo sistema de informações em desenvolvimento, realização de visitas frequentes às organizações parceiras, atualização dos diagnósticos dos territórios, remanejamento de servidores para completar equipes e aplicação de estratégia de fomento para ampliar o número de atendimentos de programas sociais.

Um dos resultados já mensurados é o aumento no número de atendimentos do programa Bolsa Família, que já é 43% superior ao mesmo período do ano passado.

Outras melhorias que virão em breve são a criação de uma sede fixa da Central CadÚnico em Jundiapeba, uma vez que o distrito reúne 32% dos cadastros desatualizados do CadÚnico do município, a municipalização do programa Viva Leite, o início da operação do CriaMundo e também dos pagamentos do programa Bolsa Cuidados, a retomada em junho do programa Quitanda Social com equipe completa e articulações para o lançamento dentro de pouco tempo da Operação Inverno 2025.

Além da secretária municipal de Assistência Social, Daniela Mariano, conduziram a apresentação a diretora de Proteção Social Básica, Rosinete Paiva, a diretora de Proteção Social Especial, Adelene Camargo Choairy e a diretora de Gestão do SUAS, Marisa Iamamoto.

A prestação de contas dos 100 dias da Secretaria de Assistência Social também contou com a presença do secretário municipal de Longevidade, Mauro Yokoyama, da secretária municipal da Mulher, Livia Bolina, do presidente superintendente do IPREM, Felício Kamiyama, da secretária municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal, Patricia Cesare, do secretário municipal de cultura, Guilherme De La Plata, além da secretária adjunta de Habitação, Silvia Zamai e da secretária adjunta de Segurança, Thais Nascimento.

Também estavam presentes os vereadores Edson dos Santos, Osvaldo Antonio da Silva, Johnross Jones Lima, Milton Lins da Silva e Johnny Fernandes da Silveira , além de representantes de entidades como Abrac, Sincomércio e outras organizações da sociedade civil parceiras da Sec

InícioAlto TietêMogi das CruzesAssistência Social apresenta desafios e avanços nos 100 primeiros dias de gestão