Quinta-feira, Abril 17, 2025
20.2 C
São Paulo
Quinta-feira, 17 Abril ,2025

Assistência Social faz campanha de sensibilização entre a população com relação a pessoas em situação de rua

- Continua depois da publicidade -

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover nesta quarta-feira (09/04) uma ação especial de sensibilização a respeito de pessoas em situação de rua. O objetivo é disseminar a informação sobre o que o Centro POP – centro de referência no atendimento a esse público – pode ou não fazer, bem como orientar os munícipes sobre como proceder no trato com pessoas nesta situação.

Para a ação de conscientização, equipes da Assistência Social estarão presentes durante todo o dia em pontos da área central de grande circulação de pessoas, distribuindo material informativo. Das 8h às 9h, a iniciativa será feira no Terminal Central. Já das 13h às 14h, o local atendido será a Praça Oswaldo Cruz. O último local atendido será a Praça Coronel Benedicto de Almeida (Praça da Matriz).

No folder, as pessoas terão acesso a informações sobre todos os serviços que o Centro POP presta diariamente e também as ações que o centro não pode executar. Além disso, o material divulga o novo Whatsapp do Serviço de Abordagem Social, que é o primeiro canal a ser buscado por parte dos cidadãos sempre que se depararem com alguém em situação de rua.

O novo número de Abordagem Social é o (11) 99827-0909. Ele pode ser acionado por qualquer munícipe que queira a atuação do poder público no atendimento a pessoas em situação de rua. As equipes de abordagem também estão trabalhando em horário estendido, de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Além da ampliação dos horários de atendimento, a equipe do Serviço de Abordagem acaba de receber uma sede administrativa própria, algo até então inédito para esse grupo de profissionais. Agora eles atendem em um prédio anexo, aos fundos da sede do Centro POP, em um espaço que foi totalmente adaptado para ser a base de atuação dos agentes sociais.

A Secretaria de Assistência também já planeja para breve o aumento no número de funcionários que compõem as equipes – vale lembrar que há equipes especializadas no atendimento de crianças e adolescentes e outras especializadas no atendimento de adultos em situação de rua.

O Centro POP, que atende na rua José Benedito Braga, 496, no Mogilar, é responsável pela recepção e triagem de pessoas em situação de rua. A partir do levantamento de informações sobre cada caso, o local busca direcionar as pessoas em situação de rua, conforme cada necessidade específica.

O Centro também presta atendimento e acompanhamento técnico com psicólogos e assistentes sociais, oferta espaços para guarda de pertences, presta orientação e apoio para a obtenção de documentos pessoais, promove oficinas de artes e atividades de convívio e socialização, faz inserções e atualizações das pessoas no Cadastro Único, garantindo àqueles que se encaixam nos critérios acesso a programas de transferência de renda.

O equipamento também oferta e viabiliza, quando necessário, encaminhamento dos usuários para unidades de acolhimento institucional especializadas no atendimento a esse público, promove reuniões bimestrais com os atendidos e tem parceria com a Secretaria de Saúde para o encaminhamento, a depender do caso, de pessoas para tratamento e acompanhamento no CAPS AD, CAPS II e unidades básicas de saúde. Outro serviço fruto dessa parceria é o Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de rua de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 13h, e na Praça Oswaldo Cruz, com consultas e exames médicos. Nas segundas e quartas sextas-feiras de cada mês, a unidade itinerante fica estacionada em frente ao próprio Centro POP. O serviço, inclusive, acaba de ter uma mudança em seu número de Whatsapp. 

Há ainda os benefícios eventuais – isto é, aqueles que são disponibilizados conforme a demanda apresentada e também o estoque disponível. Entram neste escopo o pagamento de passagens para usuários de outras cidades que manifestem desejo de retornar ao município de origem e a distribuição de cestas básicas, que atende principalmente pessoas acompanhadas pelo serviço e que já superaram a situação de rua.

Sobre avanços, a sede do Centro POP vem passando por um trabalho de reforma e em breve será reentregue, com condições mais dignas de trabalho para equipe, que trarão resultados também na qualificação do serviço prestado. A Secretaria de Assistência Social pretende retomar a oferta de café da manhã no espaço e também passará a ofertar tíquetes diários de alimentação para as pessoas já referenciadas no Centro POP.

Importante destacar que os serviços prestados pelo Centro POP e as equipes de Abordagem Social não podem ter qualquer caráter coercitivo. Assim, não é possível fazer a retirada ativa das pessoas em situação de rua ou impedi-los de frequentar as ruas, obrigá-los a ir para casa ou confiná-los em qualquer lugar que seja.

O Centro POP atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Os telefones para mais informações são 4796-3862 ou 4790-1244.

InícioAlto TietêMogi das CruzesAssistência Social faz campanha de sensibilização entre a população com relação a...
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?