A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio das secretarias de Receita e Finanças, passará a receber o pagamento de todos os impostos por meio de PIX. A cidade é pioneira nesta modalidade no Alto Tietê, e uma das primeiras do estado de São Paulo. O sistema para este tipo de pagamento já está pronto, apenas com os ajustes finais. O prazo é de 15 dias e vai atingir cerca de 40% dos contribuintes.
Acompanhar o mundo digital é uma realidade da administração pública, que busca reforçar a importância do munícipe com a agilidade desta transferência digital gratuita. Os testes para que os pagamentos fossem efetuados por meio de PIX começaram em maio deste ano, e finalizados em apenas três meses. O tempo de baixa é de três dias, mas está em estudo a redução para apenas um. Para os contribuintes mais idosos ou os mais conservadores, há a opção para pagamento com código de barras ou débito automático.
De acordo com o secretário de Finanças, Mário Toyama, a prefeitura precisa acompanhar a tecnologia e a Administração está em busca de melhorias para os cidadãos. “Nós somos pioneiros nessa modalidade, em tão pouco tempo de gestão foi possível trazer muitas mudanças e essa facilidade do PIX vai agilizar muito a vida do contribuinte”
O prefeito Eduardo Boigues, fala que o PIX, além de revolucionar a forma de pagamento, trará maior comodidade aos munícipes. “A gente sabe que não é legal ficar em filas para pagar contas, por isso, que o PIX vai devolver tranqüilidade, segurança e muita agilidade na hora de ficar em dia com suas obrigações fiscais”.