A Câmara de Suzano entregará amanhã (23), em uma sessão solene às 19 horas, a Medalha Antônio Marques Figueira à advogada e diretora do Procon suzanense, Daniela Itice Ferreira. O autor da homenagem é o vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), o Maizena.
Nascida em Mogi das Cruzes, Daniela Itice estudou em Suzano, na Escola Estadual Professor Geraldo Justiniano de Rezende Silva, e graduou-se em Direito pela Universidade Mogi das Cruzes. Desde 2002, atua como advogada e, desde 2017, atendendo ao convite do então prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, é diretora do Procon de Suzano.
Em 2018, ela implantou a digitalização de documentos que possibilitaram a redução de aproximadamente 90% dos papéis e pastas utilizados pelo órgão. Ao longo das duas gestões, todos os computadores foram trocados e atualizados, garantindo mais agilidade e eficácia na realização dos serviços. Houve também a instalação de uma nova rede de internet para o órgão.
Durante a sua gestão, houve investimento na educação para o consumo, com a realização de palestras em instituições como escolas, lares de idosos, estações de trens, shopping e nas ruas. Em 2023, mais de 400 idosos foram beneficiados com palestras realizadas pelo Procon em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso (Comid), que tinham como temas os golpes relacionados aos benefícios, empréstimos consignados e aposentadorias.
Em junho do ano passado, Daniela Itice recebeu da Casa de Leis o Título de Cidadã Suzanense.
Sessão ordinária
Antes da sessão solene, às 18 horas, a Câmara de Suzano terá a sessão ordinária. Na pauta, está a votação da moção de autoria do vereador Adilson de Lima Franco (União), o Adilson Horse, que parabeniza e manifesta seu aplauso e reconhecimento à Guarda Civil Municipal de Suzano (GCM), em especial aos agentes João Arlindo Hilário, Maria Aparecida Alves de Almeida e Fernanda Oliveira, pela atuação exemplar no atendimento de emergência prestado no dia 9 de abril de 2025, na base operacional da Casa Branca. Na ocasião, os agentes, com reforço da Patrulha Maria da Penha, realizaram o parto de uma menina no banco traseiro de um veículo.