A Câmara de Suzano realizará amanhã (3), às 18h30, uma sessão solene para a entrega do Título Cidadão Suzanense ao jornalista Edgar Leite. A homenagem é de autoria do vereador Pedro Ishi (PL) e foi aprovado pelos demais vereadores.
Edgar Leite nasceu no Rio de Janeiro e está em São Paulo desde os dois anos de idade. Ele é casado com a também jornalista Cristina Gomes, com quem tem um casal de filhos.
Carreira
O homenageado começou sua carreira profissional no jornal Diário de Suzano, como auxiliar de redação. Passou por diversas editorias, cobriu eleições municipais e gerais e os principais fatos históricos de Suzano e do Alto Tietê.
Desde 2006, é o editor-chefe do jornal, comandando a redação, a produção de notícias e os conteúdos do portal e das redes sociais. Também é âncora do “DS Entrevista” desde 2017, programa de entrevistas ao vivo, transmitido nas redes sociais, portal e canal do YouTube do Diário de Suzano.
Paralelamente ao trabalho no Diário de Suzano, Edgar Leite foi colaborador do Observatório da Imprensa e da Revista de Sociologia & Vida, da Editora Scala. Também atuou como freelancer no Jornal Diário de São Paulo e ainda como editor do Jornal Alto Tietê Notícias.
Neste ano de 2024, completa 30 anos de profissão.
Carreira acadêmica
Formado em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Edgar Leite é mestre em Ciências Sociais Políticas e especialista em Jornalismo Político, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com curso de extensão em Jornalismo e Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). É autor do livro “Quando a Mídia Vira Escândalo Político: a cobertura dos casos Alceni Guerra e Ibsen Pinheiro (1991-1993)”, pela Editora Multifoco, e pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da PUC-SP.
Recentemente, Edgar Leite foi selecionado para integrar o Grupo de Pesquisadores Voluntários do ciclo 2024-2025 da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade do jornal Folha de S. Paulo em parceria com a USP.
Reconhecimento
Entre outros prêmios, o homenageado já ganhou outras honrarias da Casa de Leis. Em 2014, recebeu a Medalha Antônio Marques Figueira pelos serviços prestados à imprensa regional. Em 2015, foi eleito “Profissional do Ano” em sua categoria.
Acompanhe
A sessão solene é aberta ao público. A Câmara de Suzano fica na rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista. Também é possível assistir ao evento de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano) ou pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano). A transmissão é ao vivo e fica disponível para consulta.
O Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, localizado no Jardim Colorado, recebeu neste final…
Quatro shoppings da região disponibilizam vagas. Oportunidades são para maiores de 18 anos, com ou…
Leila Caran Costa, ex-primeira-dama faleceu na madrugada desta terça-feira (3). A causa da morte não…
3 de dezembro de 2024 - A Hapvida NotreDame Intermédica, maior empresa de saúde e…
A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou Itaquaquecetuba como sede da Copinha 2025. Essa é…
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba realizou a apresentação do diagnóstico socioterritorial do Programa…