Mogi das Cruzes

Câmara Municipal Aprova Criação do Diário Oficial Eletrônico em Mogi das Cruzes

Em sessão ordinária realizada em 19 de março de 2025, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 33/2025, de autoria da prefeita Mara Bertaiolli (PL), que institui o Diário Oficial Eletrônico do Município. A proposta legislativa visa modernizar a forma como os atos oficiais são divulgados, promovendo maior transparência e economicidade para a administração pública.

A iniciativa da prefeita Bertaiolli (PL) busca centralizar a publicação de atos normativos, processuais, administrativos e demais comunicados da administração municipal em um único veículo próprio. Segundo a mensagem GP nº 16/2025, encaminhada à Câmara, a criação do Diário Oficial Eletrônico “visa assegurar maior autonomia da Administração Pública na gestão das publicações oficiais, reduzindo a dependência de canais externos”.

A medida, segundo o projeto aprovado, visa substituir a publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOESP), onde, nos exercícios de 2023 e 2024, foram gastos quase R$ 3 milhões em publicidade institucional. Para a prefeita Mara Bertaiolli (PL), a implementação do Diário Oficial Eletrônico representará “um grande avanço estratégico na gestão dos recursos públicos, modernizando a publicidade e transparência institucional sem comprometer a segurança e a confiabilidade das informações e atos divulgados”.

O projeto de lei estabelece que o Diário Oficial Eletrônico deverá atender aos requisitos de autenticidade, integridade, validade jurídica e interoperabilidade da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP – Brasil. A Secretaria Municipal de Governo e Transparência, em cooperação com a Coordenadoria de Comunicação Social, será responsável pela manutenção e funcionamento dos sistemas informatizados que darão suporte ao novo meio de comunicação oficial.

A expectativa é que a criação do Diário Oficial Eletrônico traga benefícios como maior agilidade e facilidade no acesso às informações por cidadãos e servidores públicos, além de estimular o controle social e a participação popular. A data de início da publicação do Diário Oficial Eletrônico do Município de Mogi das Cruzes será definida em decreto.

“É um diário eletrônico muito importante, mas não podemos esquecer que a pandemia nos demonstrou que há desigualdade no mundo digital. Quantas pessoas não têm acesso ao mundo digital? A preocupação que eu trago é que precisamos aprimorar para que a informação chegue a todas as pessoas”, pontuou Inês Paz (PSOL).

Jornal Sete

Jornal Sete: encontre as últimas notícias, multimídia, resenhas e opinião sobre o Alto Tietê, política, negócios, esportes, filmes, viagens, empregos, educação, imóveis, carros e muito mais

Recent Posts

Atletas de Guararema são convocados para a Seleção Brasileira de Caiaque Polo

Vinculados à Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade…

21 horas ago

Com sucessos do pagode nacional, Belo marca abertura do ‘Suzano Music Festival’

Após semanas de expectativa, na noite desta quarta-feira (02/04), teve início o "Suzano Music Festival",…

21 horas ago

Páscoa do Suzano Shopping terá chegada festiva do Coelhinho, personalização de ovos de chocolate e muita diversão para as crianças

A Páscoa vai ser muito mais doce e divertida no Suzano Shopping. A partir deste…

21 horas ago

Cata-Tranqueira atenderá neste sábado em Mogi no Jardim Universo e três outros bairros nas imediações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e…

21 horas ago

Segunda edição do mutirão Cadastro Único Vai Até Você será neste sábado no Jardim Piatã

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai promover neste sábado (05/04) o segundo mutirão Cadastro…

21 horas ago

Ação “Leitura em Rede” mobiliza escolas e creches em Mogi

Escolas e creches da rede municipal de ensino participaram nesta quarta-feira (02/04) da Ação “Leitura…

21 horas ago