Segunda-feira, Abril 28, 2025
24.8 C
São Paulo
Segunda-feira, 28 Abril ,2025
- Continua depois da publicidade -
prefeitura-municipal-de-itaquaquecetuba

Campanha contra o câncer bucal avalia 2,6 mil pessoas

A Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca em Suzano, que começou em 4 de abril, terminou no dia 19 de maio com 2.631 pessoas examinadas. Deste total, 44 suzanenses foram encaminhados para o Centro de Especialidade Odontológicas e dez que passaram pelo procedimento de biópsia, para analisar o material colhido, testaram positivo e agora serão direcionadas para tratamento. A ação faz parte da iniciativa “Maio Vermelho”, que promove ações de conscientização e prevenção contra a doença.

Este foi apenas um dos procedimentos realizados pela equipe de Saúde Bucal de Suzano. Em ação realizada na Escola Municipal Professora Célia Pereira de Lima, no Jardim Cacique, em 21 de maio, crianças receberam orientações lúdicas quanto à prevenção e 190 kits de higiene para ajudar na escovação dos dentes. Neste mesmo dia, 35 pessoas, adultos e crianças, passaram por avaliação dos profissionais.

Uma outra ação, que começou em 23 de maio e segue até o final de junho, vai percorrer as unidades escolares da rede municipal de Suzano a fim de avaliar as condições bucais dos estudantes e distribuir escovas de dentes. Ao término desta ação, os que necessitarem de tratamento odontológico serão encaminhados aos postos de saúde para que possam realizar o procedimento. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também vão passar por análise.

“Vamos percorrer todas as escolas de ensino fundamental, até o 5° ano, e fazer um levantamento epidemiológico para termos uma noção de como está a saúde bucal de todas estas crianças, já que ficamos quase dois anos sem essas ações preventivas por causa da pandemia de Covid-19, e agora estamos retomando este procedimento”, informou a coordenadora de Odontologia de Suzano, Edimara Chiasso.

Depois de finalizada a prevenção, um mapeamento será feito para dar início ao tratamento daqueles que precisarem. “Vamos avaliar este trabalho que fizemos e agendar os tratamentos em ordem de maior necessidade. Todas as crianças serão tratadas perto de onde moram”, reforçou a profissional.

Sobre a iniciativa que está ocorrendo na Apae, Edimara explicou que todos os alunos matriculados na unidade também serão avaliados, cerca de 140 deles, e que também poderão passar por tratamento. “Temos um consultório dentro da Apae, então podemos fazer o tratamento lá mesmo. No entanto, há crianças que têm necessidades especiais e estas serão atendidas em nosso centro odontológico. Lá temos uma dentista especializada e podemos dar um atendimento mais adequado”.

Captura de lesãoApesar da campanha de prevenção contra o câncer de boca ter acabado em 19 de maio, o cidadão interessado pode se dirigir a uma das 24 unidades de saúde para se avaliar com um dos dentistas e realizar um exame clínico. “Mesmo com o fim da campanha, o paciente pode procurar uma unidade de saúde se houver qualquer tipo de lesão ou dúvida. Nossos dentistas estão capacitados para fazer esse diagnóstico e para iniciar o tratamento”.

A captura destes pacientes, já com lesão em tecido mole, que pode ser diagnosticado como câncer bucal, ocorre nos postos de saúde. Entretanto há também um centro de especialidade em tecido mole, que também pode realizar o tratamento contra a doença.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, as ações que ocorrem em Suzano evidenciam a atenção com a saúde da população. “Temos sempre essa preocupação de oferecer saúde de qualidade para os suzanenses. Doenças na região da boca afetam muito a qualidade de vida das pessoas, por isso buscamos sempre oferecer este atendimento”, destacou.

Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano

InícioAlto TietêSuzanoCampanha contra o câncer bucal avalia 2,6 mil pessoas
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?