Agentes do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano detiveram na tarde desta quarta-feira (05/10) quatro pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que aplicava golpes financeiros por meio do PIX, mecanismo de transferências de valores por meio de aplicativos para celulares. A ação ocorreu na avenida Antônio Marques Figueira, no centro da cidade, após a proprietária de um estabelecimento comercial informar que havia sido vítima de estelionato. A mercadoria também foi recuperada.
O caso começou a ser desvendado quando os guardas realizavam patrulha pela região central e foram acionados pela dona do local, que disse eles que uma mulher teria feito compras no valor de R$ 1,2 mil, supostamente por meio de PIX, e enviado comprovante, porém o valor não teria sido creditado na conta. A suspeita foi mantida dentro do estabelecimento pela proprietária e demais funcionários até a chegada da GCM.
Questionada pelos agentes, a mulher informou que estava em contato com um homem por celular, mas que ele teria bloqueado o contato dela após ser mantida dentro do comércio. De posse das características deste suspeito, uma outra equipe da GCM, que estava próxima ao local, fornecendo apoio ao Canil, localizou o indivíduo apontado pela mulher e outros dois que podem ter participação no crime. Segundo a proprietária do estabelecimento, os três também teriam praticado o “golpe do PIX” no dia anterior, resultando em um prejuízo de R$ 4 mil.
Mercadorias
A acusada levou os guardas municipais até um veículo GM Celta, de cor prata, próximo ao local, onde estavam as mercadorias. Todo o material foi apreendido e depois encaminhado para a Delegacia Central de Polícia, onde foi periciado e devolvido à vítima. Os outros três suspeitos, que estavam ocupando um veículo Fiat Punto, prata, também foram levados à delegacia. Ambos os carros também foram apreendidos porque podem ter sido utilizados no suposto golpe.
O secretário interino de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, elogiou o procedimento da GCM para localizar os suspeitos. “A ação realizada durante o patrulhamento pelo Canil foi certeira para que essa quadrilha fosse descoberta e levada para a Polícia Civil. Ainda foi possível recuperar as mercadorias que haviam sido adquiridas por meio do estelionato, que foram devolvidos à proprietária”, destacou.
O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Arujá recebeu na manhã do dia 10…
Os ferrazenses e visitantes das cidades circunvizinhas têm até este domingo (20) para visitar a…
Progressistas, Republicanos, PSD, Federação PSDB/Cidadania, Mobiliza e Avante também fecharam com o liberal nesta semana…
Diversão está garantida durante uma tarde inteira, sem internet, com direito a atividades que marcaram…
Prefeitura receberá envelopes com as propostas até o dia 30 deste mês, às 16 horas,…
Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa CIvil Estadual atua no monitoramento de eventos extremos.…