Em março, as pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps I – Trilhar) de Guararema tiveram um dia de atividades em uma praia acessível de Caraguatatuba. Em maio, mês da luta antimanicomial, a experiência foi diferente: na última quinta-feira (22) a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um dia de esporte, com vôlei de areia e beach tennis.
Realizada nas quadras de areia do Complexo Esportivo Paulo Geanetti Machado, que fica no novo viário que conecta o Centro ao bairro Nogueira, a atividade proporcionou um dia de esporte, inserção social e integração. O jogo, inclusive, vem de um pedido dos próprios usuários do Caps, que formaram um time para enfrentar os profissionais da unidade de saúde, estimulando a competitividade saudável.
Assim como outras ações realizadas ao longo do mês, os esportes abordam o combate ao estigma, à exclusão e mobilizam a sociedade a lembrar que todos os cidadãos têm o mesmo direito à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidado e tratamento.
E para deixar o dia ainda mais único, após a atividade esportiva as pessoas atendidas pelo Caps participaram de uma ação de vacinação contra a gripe no local.
Dia Nacional da Luta Antimanicomial
De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde, em 18 de maio é comemorado em todo o país o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que reúne mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.