Equipamento inaugurado em maio de 2019 se consolidou como peça-chave na prevenção e na solução de crimes e acidentes na cidade
A Central de Segurança Integrada (CSI) Lubnan Mohamed Ghazal, que fica no subsolo do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, no centro, alcançou a expressiva marca de 7.091 atendimentos desde sua inauguração, há exatos seis anos, em 10 de maio de 2019. O equipamento, que se tornou um dos principais pilares da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, tem ampliado a vigilância permitindo ações mais rápidas e eficazes na cidade, beneficiando diretamente a população suzanense.
Entre os atendimentos contabilizados, destacam-se apoio logístico em acidentes de trânsito, localização de veículos roubados e furtados, flagrantes de roubo e furto, além de outras ocorrências que envolveram a intervenção imediata da central. O sistema combina tecnologia de ponta e integração entre diferentes forças de segurança, tornando-se referência para outras cidades da região.
Atualmente, a CSI conta com uma infraestrutura robusta: são 84 câmeras de monitoramento próprias, estrategicamente distribuídas pelas principais vias e pontos sensíveis de Suzano. Ademais, o município possui 47 câmeras integradas ao programa Detecta, do Governo do Estado de São Paulo. Este sistema estadual integra diferentes bancos de dados e câmeras de monitoramento, permitindo a identificação em tempo real de veículos roubados, placas irregulares e suspeitos foragidos, colaborando diretamente com as forças de segurança da cidade.
Outro destaque da estrutura são as 74 escolas municipais, todas conectadas à central de monitoramento, garantindo maior segurança para os alunos e profissionais da rede de ensino. Além disso, Suzano conta com 158 botões de pânico distribuídos em locais estratégicos das escolas e creches, oferecendo resposta imediata em situações de emergência.
A central abriga agentes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria de Educação e da Polícia Militar, que monitoram o município por meio de um telão principal e monitores individuais em uma sala ampla e bem iluminada. A presença desses profissionais qualificados assegura um atendimento ágil e eficiente das ocorrências, reforçando a sensação de segurança da população.
Desde sua criação, o equipamento não apenas melhorou a capacidade de resposta às ocorrências, mas também promoveu uma mudança cultural entre os órgãos de segurança, que passaram a atuar de forma ainda mais integrada. Vale destacar que as informações compartilhadas auxiliam a Polícia Civil e a Polícia Militar em investigações, aumentando a taxa de resolução de crimes.
Para o secretário Francisco Balbino, o avanço da CSI representa uma verdadeira revolução na forma de fazer segurança pública no município. “Hoje temos uma cidade muito mais preparada para lidar com as demandas da segurança. Isso só foi possível porque tivemos uma gestão visionária, com o nosso sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi, que teve a coragem de investir nesse equipamento, e do prefeito Pedro Ishi, que agora dá continuidade. Eles entenderam que segurança não se faz apenas com efetivo, mas com tecnologia e integração”, destacou.
O prefeito Pedro Ishi também reforçou o papel fundamental de Ashiuchi na implantação da central. “O prefeito Rodrigo foi o grande responsável por tirar esse projeto do papel e transformar a segurança pública de Suzano. A CSI é um legado que ele deixou para todos nós, e seguimos avançando nesse trabalho com muita seriedade e compromisso”, afirmou o chefe do Poder Executivo municipal.
A Câmara de Suzano sediou ontem (8) duas aulas do curso de Direito do Centro…
A programação especial do Suzano Shopping em celebração ao Dia das Mães continua neste fim…
Como se livrar de um possível ataque na rua - como roubo, assalto e tentativa…
Em Guararema – e em todo o território nacional, pessoas idosas (acima de 60 anos)…
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lança nesta semana o…
Na noite desta quinta-feira (8), foi promovida a aula magna dos alunos da Escola de…