Domingo, Novembro 17, 2024
19.3 C
São Paulo
Domingo, 17 Novembro ,2024

Cineteatro recebe palestra de conscientização sobre violência doméstica

- Continua depois da publicidade -

O Cineteatro Wilma Bentivegna recebeu na manhã desta quarta-feira (31/08) a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Diadema, Renata Lima de Andrade Cruppi, e idealizadora do projeto “Homem sim, consciência também” para promover uma palestra sobre o papel do homem e da mulher em relação à violência doméstica e como isso pode ser evitado por meio de ações que não são necessariamente punitivas ou condenatórias, mas sim voltadas às mudanças de comportamento que envolve a família como um todo. O evento é parte do encerramento da campanha “Agosto Lilás” em Suzano, promovido pela Secretaria Municipal de Governo, que teve o objetivo de evidenciar a luta contra a violência doméstica sob o lema “Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei”.

A iniciativa começou por volta das 10h30, com a participação de mais de 90 pessoas que foram assistir a apresentação da delegada. A primeira-dama Larissa Ashiuchi era uma delas e falou da importância do tema abordado nas dependências do cineteatro. “Apesar de estarmos na campanha do ‘Agosto Lilás’, este é um tema que não deve ser abordado só agora. A violência contra a mulher deve ser acompanhada e este tema deve ser discutido o tempo inteiro para que as mulheres possam se sentir cada vez mais seguras e as vítimas possam conseguir receber atendimento correto, seja em equipamento do Estado ou da prefeitura. E Suzano é uma cidade que se importa com essa segurança, que estende a mão às vítimas de violência, já que temos toda uma rede de apoio para isso”.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, revelou que após a palestra espera que muitas pessoas possam ter consciência de que a violência doméstica só traz prejuízos à família. “Espero que todos possam levar essas lições para casa e ser um multiplicador nos bairros onde moram e dentro da família também. Esse é um assunto que deve ser discutido por todos e não pode ficar escondido, somente dessa forma a gente poderá combater esse mal que ainda persiste em nossa sociedade”.

Por sua vez, a delegada Renata explicou porque a palestra busca a conscientização de ambos os lados e se distancia das situações que abrangem apenas as denúncias. “Essa ideia surgiu após a gente perceber que a maioria dos casos que recebíamos na DDM eram os mesmos homens e mulheres e precisávamos entender o porquê dessas recorrências. E quando fomos pesquisar vimos que tem várias ações para o fortalecimento da mulher, mas nada voltado para o homem que não fosse da esfera condenatória”.

Renata informou que a partir disso as ações começaram a ser criadas. “Desenvolvemos alguns trabalhos com os homens e chegamos ao formato do ‘Homem sim, consciência também’ em 2015. No acolhimento a gente fala que a ideia não é produzir provas contra eles, mas sim buscar entender sobre aquela situação em que eles aos convidados a participar e quando ele percebe que o foco e com ele, e não a mulher, ele desarma e aí vem diversas situações que ocorreram desde a infância e juventude dele e buscamos reconstruir esse caminho com eles, sem que eles firam os filhos e as esposas”, finalizou.

Além de Larissa Ashiuchi e Alex Santos, também estiveram presentes a secretária municipal de Administração, Cintia Renata Lira; o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques; o coordenador da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz; a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosemary Caxito; os vereadores Joaquim Rosa; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; Lazario Nazaré Pedro, o Pastor Lázaro de Jesus; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG. Ainda participaram da palestra a delegada da DDM de Suzano, Silmara Marcelino; e a coordenadora da Sala Rosa e presidente da Comissão da Mulher Advogada da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Suzano), Maria Margarida Mesquita.

Ações da GCM na praça

Mais tarde, entre as 13 e 16 horas, a Patrulha Maria da Penha realizou, na Praça João Pessoa, uma ação de panfletagem sobre conscientização contra a violência doméstica. A iniciativa também marcou o encerramento do “Agosto Lilás” e também contou com uma tarde de beleza em parceria com a Escola Satiê de Cabeleireiros.

Além da palestra e da panfletagem, o “Agosto Lilás” também promoveu aulas alusiva ao tema para o “Promotoras Legais Populares”, atendimento especializado da Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS), ações para reforçar a dignidade menstrual pela campanha Todas Por Elas, um bate-papo para as servidoras municipais com o tema Mulheres Fortalecem Mulheres, além da uma palestra com membros da Patrulha Maria da Penha.

InícioAlto TietêSuzanoCineteatro recebe palestra de conscientização sobre violência doméstica
- Advertisment -
×

 

Olá!

Clique em um de nossos contatos abaixo para conversar no WhatsApp

× Olá como posso te ajudar ?