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Comunicação Pública capacita 115 munícipes com projeto ‘Colaboração’

A Secretaria Municipal de Comunicação Pública capacitou 115 pessoas com a primeira edição do projeto “Colaboração” em 2025, com os dois encontros realizados na segunda e quarta-feira desta semana (02 e 04/06), no anfiteatro Orlando Digenova, no centro.

A iniciativa desenvolvida em parceria com o curso de Marketing do Centro Universitário Piaget (UniPiaget) iniciou seu terceiro ano de atividades e segue reforçando os conhecimentos da população sobre o mundo digital.

As apresentações mais recentes trouxeram para reflexão dos participantes, entre estagiários da Prefeitura de Suzano, estudantes de escolas públicas e atiradores do Tiro de Guerra de suzano (O2-081), alguns dos diferentes aspectos associados ao universo das mídias sociais, discutindo sobre a ética e as oportunidades que estão inseridas nesse meio. Também foram abordadas estratégias relacionadas ao uso da Inteligência Artificial e os recursos que podem ser utilizados a partir desta tecnologia.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo do secretário municipal de Comunicação Pública, Paulo Pavione, e os temas foram tratados com os alunos e com o coordenador do curso de Marketing do UniPiaget, Hércules Moreira.

Nos dois primeiros anos de desenvolvimento do projeto “Colaboração”, em 2023 e 2024, foram capacitadas 808 pessoas. Neste período, o objetivo foi fortalecer a integração da comunidade junto à prefeitura para combater a disseminação de notícias falsas, oferecendo ações educativas focadas no uso consciente e responsável das redes sociais. Nessa fase, os eventos foram realizados com o apoio do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) e ocorreram no Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro.

A proposta teve relação com o aumento do impacto das informações digitais na sociedade. Assim, a iniciativa acabou se tornando uma ferramenta fundamental para a conscientização e formação de cidadãos críticos e bem informados. Por meio de palestras, rodas de conversa e outras ações educativas, os participantes foram incentivados a refletir sobre o papel da comunicação e a importância de disseminar conteúdo responsável e preciso.

Os encontros buscaram contemplar diferentes segmentos, que incluíram comerciantes, empreendedores, líderes religiosos, servidores públicos municipais, estudantes do ensino público, profissionais da Educação, representantes de grêmios estudantis e universitários, dentre outros.

Além dos conceitos sobre “fake news”, os participantes tiveram a oportunidade de aprender noções sobre redação de textos, fotografia e uso adequado das redes sociais, com ênfase na clareza das informações compartilhadas na internet. Além disso, foi demonstrado, por meio das apresentações, como as plataformas digitais podem ser utilizadas de maneira estratégica e responsável, favorecendo a disseminação de informações precisas.

O projeto ainda buscou mostrar as diferenças entre mídias sociais e redes sociais, além de discutir assuntos como “fato ou fake”, inteligência artificial e cyberbullying, abordando também temas relacionados ao mundo da comunicação e do marketing.

Para Pavione, a iniciativa tem se mostrado efetiva pelos resultados que têm sido alcançados. “É gratificante observar como, ao longo desse tempo, muitas pessoas têm se dedicado a aprender e a identificar notícias falsas, passando a agir de forma mais responsável no ambiente digital. Buscamos as melhores formas de ensinar e conscientizar o maior número possível de pessoas, visando aumentar o conhecimento sobre mídias sociais e garantir que a internet continue sendo um espaço de aprendizado e crescimento para todos”, declarou o titular da pasta de Comunicação Pública.

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