A Controladoria Geral do Município está promovendo uma iniciativa para arrecadar livros para troca. A campanha foi organizada em função do “Dia Internacional do Livro”, comemorado na última quarta-feira (23/04), e pretende incentivar a leitura entre os suzanenses. Para isso, as equipes disponibilizaram uma estante na rua Baruel, 126, na Vila Costa, entre 8 e 17 horas, para que servidores e munícipes que necessitam buscar os serviços da Ouvidoria Municipal (cerca de cem por dia), ou mesmo aqueles que estiverem circulando próximo ao local, possam compartilhar obras junto à população durante as próximas semanas.
A proposta é de que a adesão a essa ideia possa reforçar o hábito de trocar livros e contemplar moradores que não têm acesso à literatura. Por isso, as mensagens alusivas à esta iniciativa ficam explícitas na estante, que estão assim expressas: “Leia – pegue um livro e leia”; “Empreste: Quando terminar a leitura, empreste para alguém que você gosta”; e “Devolva: ou devolva para esta biblioteca”. Dos mais de 60 exemplares que foram disponibilizados no primeiro dia, 41 foram compartilhados com outros munícipes. Estão sendo aceitos os diversos estilos literários, incluindo o lírico, o dramático, o épico, o infantil, o juvenil, o adulto e o de ficção.
A campanha se integra ao conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Suzano para aumentar o número de leitores. Há dois meses, por exemplo, os cidadãos foram incentivados a doar obras em diferentes equipamentos municipais, que resultou em mais de mil exemplares arrecadados. A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Cultura, teve início em 14 de fevereiro, Dia Internacional da Doação de Livros, e mobilizou a população para contribuir com o enriquecimento dos acervos dos centros culturais da cidade.
Ao longo dos dias de campanha, os seis centros culturais participantes – localizados em Palmeiras, Jardim Colorado, Jardim Casa Branca, Cidade Boa Vista, Jardim Gardênia Azul e no centro da cidade – receberam obras de diversos gêneros, incluindo literatura infantil, ficção, autoajuda e livros técnicos.
O controlador geral do município, César Braga, destacou que a campanha tem recebido adesão expressiva. “Estamos vendo que os servidores e a população receberam bem a nossa proposta e estão enchendo a nossa estante com importantes obras. Temos certeza que essa ação contribuirá com a formação dos munícipes e valorizará a leitura”, ressaltou.